Versão beta do SteamVR já está disponível para Linux


Dando sequência ao seu plano de tornar o Linux uma plataforma totalmente viável para a realidade virtual, a Valve anunciou nesta terça-feira, 21 de fevereiro, para o sistema do pinguim uma versão beta do SteamVR, a interface do Steam para dispositivos VR. Contudo, antes que você fique muito animado e já queira testar a novidade, o anúncio oficial destaca que, ao menos por enquanto, o foco agora são apenas desenvolvedores.

"Esta é uma versão de desenvolvimento. Destina-se a permitir que os desenvolvedores comecem a criar conteúdo SteamVR para a plataforma Linux. É fornecido apenas um suporte limitado à hardwares e drivers de pré-lançamento são necessários. O suporte para Linux atualmente está disponível apenas no ramo "beta", certifique-se de que está usando o SteamVR [beta] antes de relatar problemas", diz o anúncio oficial.

Ou seja, para ter acesso a versão beta do SteamVR para Linux, será necessário também ter a última versão beta do cliente Steam e, como o SteamVR no Linux usará exclusivamente a Vulkan, é preciso ter instalado também um driver de vídeo totalmente compatível com a API, como é o caso do NVIDIA 375.27.10 "Developer Beta Driver", caso você seja usuário NVIDIA, obviamente. O driver pode ser encontrado clicando aqui ou através deste PPA, caso você tenha o Ubuntu ou derivado.

Mas se você é do lado vermelho da força, de acordo com a Valve, será necessário possuir a versão de pré-lançamento do driver Vulkan RADV. Isso basicamente significa que você terá que recorrer às versões git da biblioteca de gráficos 3D Mesa. Contudo, infelizmente, os gráficos Integrados da Intel ainda não são suportados.

É ótimo ver a Valve continuar investir pesado no Linux. A empresa de Gabe Newell já está trabalhando no SteamVR para Linux por meses e vem anunciando a novidade desde o ano passado, quando fez uma demonstração no seu evento Steam Dev Days.

A própria Valve já anunciou estar trabalhando em três jogos VR completos e a Croteam já confirmou que Serious Sam VR: The First Encounter será lançado para Linux. Com tanta notícia boa, o que você espera da novidade no Linux?


FONTE: GamingOnLinux | GitHub

Comentários