Collabora revela ter contribuído para um melhor desempenho no Linux


A Collabora é uma empresa focada em consultoria, especializada em fornecer os benefícios do software open source para o mundo comercial, ajudando na criação de planos estratégicos de desenvolvimento de software à longo prazo. Contudo, o que pouca gente sabe é que a companhia vem contribuindo com a plataforma Linux para que o sistema do pinguim tenha um melhor desempenho com jogos, por exemplo.

Entre os projetos que a empresa tem se envolvido no desenvolvimento nos últimos tempos, além da suíte de escritório LibreOffice, está a biblioteca de gráficos 3D Mesa e o Linux Kernel. De acordo com a companhia, um bom exemplo dessa colaboração é a recém-lançada série 17.0.x do Mesa, onde o driver de vídeo que lida com os mais recentes gráficos integrados da Intel já possui suporte para Vulkan 1.0, OpenGL 4.5 e OpenGL ES 3.2. Além disso, Mesa 17 também traz o driver Etnaviv para suportar GPUs Vivante que são encontradas em SoCs NXP/Freescale i.MX, entre outros.

"O driver Etnaviv traz com ele um framework 'renderonly' para Mesa, fornecendo explicitamente suporte para sistemas com um controlador de exibição separado e GPU 3D. Etnaviv junta-se ao Mesa como o sexto fornecedor de hardware que possui um driver suportado, totalmente open-source", explica Daniel Stone, da Collabora.

Ainda, segundo Daniel Stone, os destaques do próximo trabalho incluem melhorias no suporte de modificador de buffer no Mesa, Wayland e Weston, suporte para "atomic modesetting" no compositor Weston do Wayland, suporte para modificadores e mecanismos dmabuf, suporte completo para overlay em hardware, bem como suporte explícito para o servidor de exibição Wayland.

Para saber mais sobre os planos que a Collabora está preparando para contribuir ainda mais com o Linux, não deixe de conferir o anúncio oficial, clicando aqui.


FONTE: Collabora

Comentários