Confira a forma mais fácil e confiável de se obter a última versão do Mesa no Ubuntu


Se você possui uma placa de vídeo da AMD ou faz uso dos gráficos integrados da Intel, já deve ter visto em algum momento aqui no LinuxBuzz que a melhor maneira de se obter um melhor desempenho, principalmente nos games, é manter a biblioteca de gráfico 3D Mesa sempre atualizada. Para deixar o processo de atualização ainda mais fácil e confiável, Timo Aaltonen, da Canonical, anunciou recentemente que o Mesa 17.0.2 já está disponível no PPA Ubuntu X Swat Updates.

O PPA possui suporte para o Ubuntu 16.04 LTS e Ubuntu 16.10. Caso você esteja interessado no Ubuntu 17.04      que já ganhou seu Final Beta     , ao menos por enquanto você não precisará se preocupar em atualizar o Mesa, já que o sistema operacional conta com a série Mesa 17.0.x por padrão.

Instalando o Mesa 17.0.2 no Ubuntu 16.04 e 16.10

Se você é daqueles que fazem uso do driver proprietário AMDGPU-PRO, no cado da AMD, não há necessidade de adicionar este PPA no seu sistema e nem de atualizar para o Mesa 17.0.2. Contudo, se você já faz uso dos drivers open source      isso vale para usuários AMD e Intel     , é possível atualizar para o Mesa 17.0.2 com o seguinte comando abaixo. Só não esqueça de reiniciar o sistema:
sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/updates && sudo apt update && sudo apt dist-upgrade -y
Caso você não tenha gostado do resultado, execute o seguinte comando para remover o PPA e desatualizar o Mesa:
sudo apt install ppa-purge && sudo ppa-purge ppa:ubuntu-x-swat/updates -y

E os donos de placas de vídeo da NVIDIA?

Caso você possua uma placa de vídeo da NVIDIA, para obter um melhor desempenho com a sua GPU, o melhor a se fazer é instalar o driver proprietário. Isso porque o driver open source Nouveau ainda não consegue oferecer um bom suporte para as GPUs do lado verde da força, isto é, quando comparado com os drivers open source para GPUs da Intel e AMD.


FONTE: OMG! Ubuntu!

COMENTÁRIOS