Kubuntu 17.04 (Zesty Zapus) deve contar com o ambiente gráfico KDE Plasma 5.9


O ambiente gráfico KDE Plasma 5.9.3, a terceira atualização de manutenção da série 5.9.x, já está disponível para o próximo Kubuntu 17.04 (Zesty Zapus), que deve ser lançado no próximo mês, em 13 de abril. Contudo, o KDE Plasma 5.9.4 deve chegar em 21 de março, a tempo para o lançamento final do Kubuntu 17.04, então essa poderia ser a versão padrão incluída nas imagens ISO finais.

Além disso, outra boa notícia é que um dos desenvolvedores do Kubuntu conseguiu fazer um port do modo de desktop "Folder View" do próximo KDE Plasma 5.10, com lançamento marcado para 30 de maio, para o atual KDE Plasma 5.9. Portanto, o ambiente gráfico do Kubuntu 17.04 terá um suporte melhorado com ícones na área de trabalhado. Com isso, os desenvolvedores poderão adicionar ícones ao desktop por padrão, como um atalho para o instalador do Live DVD/USB, por exemplo.


"Rik corrigiu com um patch o Plasma 5.9.3 juntamente com uma nova versão do kubuntu-settings. Nós então mudamos o kubuntu-settings de bzr para git e removemos o patch que fazia com que o ícone do instalador fosse exibido em uma pasta confinada", explica Clive Johnston, do projeto Kubuntu.

Além do KDE Plasma 5.9.3, quem também está disponível nos repositórios do Kubuntu 17.04 é o KDE Frameworks 5.31.0 e KDE Applications 16.12. Como esperado, as novidades apresentadas aqui também estão disponíveis para Ubuntu 17.04 e qualquer outro sabor oficial.

Contudo, infelizmente, a séries KDE Plasma 5.9.x e KDE Applications 16.x estão chegando ao fim, ou seja, em um futuro não muito distante, não haverão mais atualizações de manutenção, já que o KDE Plasma 5.10 e KDE Application 17.04 estão a caminho. Só resta torcer e esperar para que, no futuro próximo, os desenvolvedores do Kubuntu mantenham o sistema operacional atualizado com as últimas tecnologias do KDE.

Entre outros destaques do Kubuntu 17.04, está o Linux Kernel 4.10.


FONTE: Softpedia | Ubuntu

COMENTÁRIOS