Lançado o GNOME 3.24 trazendo mais melhorias e novos recursos; confira as principais novidades


Após passar seis meses em desenvolvimento, foi finalmente lançado hoje, 22 de março, o ambiente gráfico GNOME 3.24 trazendo diversas melhorias e novos recursos. Além disso, como não poderia ser diferente, todos os principais componentes e aplicativos que são distribuídos como parte do GNOME Stack foram atualizados, como é o caso do Nautilus, Web, Photos, Polari, Games, Calendar e Calculator.

Entre os novos recursos da nova versão do ambiente gráfico é o "Night Light"      Luz Noturna. Trata-se de um filtro de luz azul encorporado ao GNOME. Semelhante a aplicativos como Redshift, o recurso detecta o nascer e o pôr-do-sol por meio do horário do seu PC, claro, e reduz a quantidade de luz azul emitida pela tela à noite      potencialmente ajudando você a dormir melhor e reduzir a tensão ocular.


O Night Light não está ativado por padrão. Para usá-lo no GNOME 3.24 vá em Configurações do sistema ➞ Tela ➞ Night Light.

"Night Light é uma das novas funcionalidades introduzidas nesta versão. Isso sutilmente muda a cor da tela de acordo com a hora do dia, o que pode ajudar a reduzir a insônia se você usar o seu computador à noite. Outro recurso novo que fará muitos usuários felizes é a incorporação de informações meteorológicas na área de notificações. Isso mostra um resumo simples do tempo do dia e links para o aplicativo Weather", diz o anuncio oficial.

Como bem lembra os desenvolvedores, o menu suspenso de data e hora agora exibe as informações meteorológicas. Colocado os dados do tempo abaixo da caixa do calendário, com um resumo simples de condições atuais, incluindo a temperatura.


Quem também recebeu um pouco mais de atenção foi o famoso gerenciador de arquivos Nautilus. Contudo, não há novos recursos mas apenas correções de bugs e melhorias no desempenho, o que não deixa de ser uma boa notícia. Caso você seja um fã de atalhos de teclado, agora pode usar F2 para alternar entre os modos de seleção; CTRL + Return irá abrir a pasta selecionada em uma nova janela; e CTRL + M pode ser usado para renomear rapidamente arquivos e pastas selecionados.

Cada nova versão do GNOME é acompanhada por melhorias adicionais na experiência de uso do Wayland      e com GNOME 3.24 não é diferente. Existe também algumas correções para Wayland que devem ajudar e muito na compatibilidade com o servidor de exibição de próxima geração.

Existem muitas outras melhorias e novos recursos presentes no GNOME 3.24. Você pode conferir de perto a nova versão do ambiente gráfico através de uma ISO baseada no openSUSE que pode ser baixada clicando aqui. Contudo, tenha em mente que esta ISO é para teste e não para ser usada no dia a dia.


FONTE: OMG! Ubuntu! | GNOME

Comentários