O openSUSE Leap 42.3 será desenvolvido num formato ''rolling release''; lançamento acontece em julho


O projeto openSUSE anunciou na última terça-feira (07) que o próximo openSUSE Leap 42.3 terá sua fase de desenvolvimento num formato "rolling release", o que deve descartar a necessidade de lançamentos de versões Alpha e Beta. Isso basicamente significa que os pacotes que vão sendo disponibilizados, semelhante ao que acontece com o Tumbleweed, serão primeiro examinados pelo OpenQA com testes automatizados.

No entanto, é importante ressaltar desde o início que, após o seu lançamento oficial, o openSUSE Leap 42.3 não seguira o formato rolling release porque é para isso que o openSUSE Tumbleweed foi projetado, prezando a estabilidade.

"Isso significa apenas que, como acontece com o Tumbleweed, o servidor de download não disponibilizará apenas as últimas builds OBS. Uma build só estará disponível se os resultados de testes automatizados do openQA derem sinal verde para seguir em frente. Assim, a partir de agora até o gold master, zypper dup irá atualizar passo a passo para a [versão] final [do openSUSE Leap] 42.3", explica Ludwig Nussel, do projeto openSUSE.

Ou seja, a fase de desenvolvimento do openSUSE Leap 42.3 irá terminar quando a build GM (Gold Master) estiver disponível, o que deve acontecer em algum momento no final do mês de julho. O openSUSE Leap 42.3 será baseado no sistema operacional comercial SUSE Linux Enterprise 12 Service Pack 3.

Além disso, o roadmap do openSUSE Leap 42.3 mostra que até o lançamento da build Gold Master, ainda estarão presentes duas etapas: a conclusão de atualizações de versão maiores até 21 de maio e a fase "freeze" dos pacotes, que começa em 25 de junho. Quando comparado com o atual openSUSE Leap 42, a atualização 42.3 será pequena, porém, com várias correções de bugs e atualizações de software, o que já é motivo suficiente para atualizar.

No anúncio oficial, Ludwig Nussel também lembra aos mantenedores de pacotes que uma atualização sem surpresas deve ser fornecida aos usuários do atual sistema operacional openSUSE Leap 42.2 quando a versão 42.3 for lançada, bem como o fato de que eles não devem tentar implementar as últimas e melhores tecnologias e testar tudo cuidadosamente antes de enviar para os repositórios.


FONTE: Phoronix | Softpedia | openSUSE Mailinglist Archive

Comentários