Anbox: ferramenta permite que você execute apps Android no Ubuntu


Anbox é uma ferramenta que promete executar aplicações do Android em qualquer uma distribuição Linux, embora ele esteja oficialmente disponível apenas para os usuários do Ubuntu. O programa é descrito como uma solução baseada em contêiner para iniciar um sistema operacional Android completo e totalmente funcional. Segundo os desenvolvedores, o projeto faz uso da tecnologia LXC (Linux Containers) para permitir que os usuários executem qualquer aplicativo Android.

A aplicação também garante a integração de todos os aplicativos Android no ambiente de desktop existente da sua distribuição Linux, tornando-os parecidos com qualquer outro aplicativo Linux nativo. Além disso, namespaces Linux são usados ​​para isolar o sistema operacional Android do host.



"Em 2015, comecei a trabalhar num protótipo do que hoje chamo de Anbox. Ele nasceu da ideia de colocar o Android em um recipiente simples baseado no LXC e fazer a ponte de peças relevantes para o sistema operacional host enquanto não permite qualquer acesso a hardware real ou dados do usuário", garante Simon Fels, criador do projeto. "As aplicações Android devem integrar-se bem no desktop existente como se fossem aplicações nativas. Haviam vários problemas para resolver no caminho para uma implementação realmente funcional, mas agora está em um estado que faz sentido para compartilhá-lo com um público mais amplo."

Em breve para dispositivos OnePlus One com Ubuntu Touch

Como já relatamos em um outro artigo, o Ubuntu Touch não morreu, assim como a Canonical gostaria que acontecesse. Isso porque Marius Gripsgård, líder do projeto UBports, decidiu adotar o sistema operacional móvel. Agora com a chegada do Anbox, aplicativos Android poderão ser implementados em vários dos dispositivos com Ubuntu Touch, já que os desenvolvedores do UBports devem ajudar o projeto Anbox com isso. O primeiro dispositivo a receber suporte para executar aplicativos Android será o OnePlus One.

Como instalar o Anbox (Alpha) no Ubuntu 16.04 LTS

Caso você esteja interessado em testar o Anbox, saiba que a ferramenta ainda está em sua fase inicial de desenvolvimento, o que significa que falhas inesperadas ou outros aborrecimentos são mais que esperados. O código fonte está disponível para download agora a partir da página oficial do projeto no GitHub.

"Anbox em si ainda está em sua fase inicial e está em um estado pré-alfa onde falhas e instabilidade é esperado. A próxima fase de desenvolvimento se concentrará na estabilidade e na correção de bugs e adicionará mais recursos necessários para integrar melhor o sistema operacional do host", explica Simon Fels.

Contudo, graças ao Snappy, você pode instalar a aplicação no Ubuntu 16.04 LTS (sim, até o momento esta é a unica versão do Ubuntu e distribuição Linux suportada) executando o comando abaixo no seu Terminal:
sudo snap install --classic anbox-installer && anbox-installer
Você pode reportar bugs na página oficial do projeto no GitHub.


FONTE: Softpedia | OMG! Ubuntu! | Marius Gripsgård/Google+

Comentários