Lançado o Mozilla Thunderbird 52 com suporte para PulseAudio e novos recursos


A Mozilla anunciou recentemente o Thunderbird 52.0, cliente de email que está presente por padrão em diversas distribuições Linux. A nova versão traz várias novidades, como é o caso do suporte ao PulseAudio para reproduzir som na plataforma Linux, a capacidade de copiar o filtro de mensagens, bem como o suporte para importar configurações do Becky! Internet Mail.

Além disso, agora é possível dar "like" de tweets no Twitter e enviar mensagens diretas, o suporte a XMPP foi atualizado com o mecanismo de autenticação SASL SCRAM, juntamente com suporte para Jabber/XMPP Message Carbons (XEP-280) e parece que o suporte ao Yahoo! Messenger foi descartado, Já que o Yahoo não suporta mais o protocolo.

O Mozilla Thunderbird 52.0 também muda a maneira como as imagens são incluídas em uma janela de composição para melhorar a interoperabilidade com os bem conhecidos conjuntos de escritório como o LibreOffice e o Microsoft Office. Também não é mais possível que as imagens hospedadas em um servidor remoto sejam baixadas e anexadas a uma mensagem automaticamente.

"A forma como as imagens são incluídas em uma janela de composição mudou. As imagens agora são incluídas como URIs de dados e não como referências a partes de outras mensagens ou arquivos do sistema operacional. Isso permite uma melhor interoperabilidade com pacotes de escritório, como o MS Office ou o LibreOffice", diz as notas de lançamento. "As imagens vinculadas a partir de locais na Internet não serão mais baixadas e anexadas à mensagem automaticamente. Isso pode ser alterado para cada imagem individualmente através da caixa de diálogo Propriedades da imagem ou globalmente definindo a preferência mail.compose.attach_http_images."

Outra alteração interessante é a forma como as respostas são enviadas para uma lista de discussão. Cabeçalhos de resposta agora estão sendo ignorados e a resposta é enviada para o endereço de email no cabeçalho "De" (From). Além disso, a funcionalidade de cache do IMAP foi atualizada para usar a tecnologia de cache mais recente da Mozilla.

Por último, mas não menos importante, há suporte para pastas com o backup de armazenamento Mbox maior que 4GB, os usuários podem criar e editar eventos em uma guia no Calendário, as configurações do dicionário são restauradas automaticamente ao editar um rascunho e o Thunderbird agora filtra os emails nas pastas IMAP lidas em dispositivos externos por padrão. As setas de exibição de pasta foram substituídas pela barra de ferramentas do painel de pasta e pelo seletor de exibição de pasta.

Por ser uma aplicação extremamente popular, o Thunderbird está presente nos principais repositórios de softwares de diversas distribuições Linux, o que significa que a nova versão 52 deve estar disponível para você muito em breve. Contudo, caos você esteja com pressa, é possível baixar o cliente de email diretamente do seu site oficial, clicando aqui. Ele estará compactado, ou seja, não há instalador, basta extrair o pacote.


FONTE: SoftpediaThunderbird

Comentários