Fedora agora suporta oficialmente a instalação de pacotes no formato Snap


A partir da sua versão 24, o Fedora agora suporta oficialmente a instalação de pacotes no formato Snap (Snappy). Assim como os formatos Flatpak e AppImage, Snappy são pacotes que permitem que usuários de qualquer sistema operacional baseado no kernel Linux possam instalar qualquer aplicativo que está empacotado como um snap, graças a ferramenta Snapcraft. Essas tecnologias de sandboxing tornam a distribuição de aplicativos Linux mais fácil e agradável.

O formato Snap foi criado pela Canonical inicialmente para o Ubuntu, mas pouco tempo depois a empresa anunciou em seu site que a tecnologia também pode ser adotada por desenvolvedores e usuários do Debian, Arch Linux, Gentoo Linux, openSUSE, OpenWRT, OpenEmbedded, Yocto e Fedora.

Aplicações Snap rodando no Fedora.

"Como parte de nossa missão de obter atualizações rápidas em todos os lugares, temos o prazer de anunciar que o suporte para instalação de snaps no Fedora agora está oficialmente disponível, começando com o Fedora 24 e superior", diz David Callé, da Canonical. "Muito obrigado a Neal Gompa que foi fundamental para a chegada de pacotes snapd no Fedora!"

 LibreOffice 5.3.2.2 rodando a partir do Snap (esquerda) ao lado do LibreOffice 5.2.6.2 (direita) disponível no Fedora 25.

No entanto, enquanto os pacotes Snap são projetados para serem executados confinados do resto do sistema graças ao backend do AppArmor, eles não funcionarão da mesma forma no Fedora, pois a distribuição não vem com o AppArmor por padrão. Isso significa que todos os Snaps serão executados sem confinamento até que um backend SELinux seja suportado. Felizmente, os desenvolvedores do projeto Snap já estão trabalhando nisso.

Instalando pacotes Snaps no Fedora 24 ou posterior

Caso você esteja interessado em executar aplicativos Snaps em seu sistema operacional Fedora, será necessário primeiro instalar o daemon Snapd. Para fazer isso rapidamente, execute o comando abaixo no seu Terminal. É só copiar, colar e pressionar Enter no teclado, e não se esqueça de informar sua senha (senha root) quando ela for solicitada:
sudo dnf install snapd
Os usuários do Fedora 24 também terão que executar o comando sudo systemctl enable --now snapd.socket depois de instalar o daemon Snapd para habilitar a unidade systemd responsável pelo socket de comunicação principal do Snapd. Para instalar um Snap, basta executar o comando sudo snap install nome-pacote (onde "nome-pacote" é o nome do pacote Snap que você deseja instalar, por exemplo: sudo snap install deepin-music). Caso você queira remover algum pacote, execute sudo snap remove nome-pacote.


FONTE: Softpedia | Ubuntu Insights

Comentários