Os sabores do Ubuntu 17.04 já estão oficialmente disponíveis, incluindo o Ubuntu Budgie


Com a chegada do Ubuntu 17.04 nesta quinta-feira (13) veio também os sabores oficiais que oferecem diferentes ambientes gráficos e softwares, como uma alternativa para a versão tradicional do Ubuntu com o Unity 7. Neste artigo, você vai conferir o que há de novo nos sabores Ubuntu GNOME, Ubuntu Budgie e Ubuntu MATE. Claro, ainda há outros sabores, como o Kubuntu, Lubuntu e Xubuntu.

Ubuntu GNOME 17.04


Graças a implementação do mais recente ambiente gráfico GNOME 3.24, o Ubuntu GNOME 17.04 conta com diversos recursos, como é o caso do Night Light, um recurso opcional que reduz automaticamente a luz azul emitida pelo seu monitor para ajudá-lo a dormir melhor à noite; E você encontrará o novo aplicativo GNOME Recipes disponível para instalar a partir do GNOME Software.

O Flatpak 0.8 é instalado por padrão, assim como a ferramenta chrome-gnome-shell que é necessária para instalar e gerenciar as extensões do GNOME usando o Chrome ou Firefox.


Ubuntu Budgie 17.04


O Ubuntu Budgie 17.04 é o mais recente sabor oficial do Ubuntu. A versão mais recente do ambiente gráfico Budgie está incluída aqui. Isso oferece aos usuários um shell de desktop intuitivo construído sobre tecnologias GNOME. Ele tem características únicas, como a barra lateral Raven, e alguns applets de painel.

Está presente também uma tela de boas vindas, assim como o Ubuntu Mate, o que oferece links, dicas e mais informações sobre a distribuição. Há também tem detalhes sobre como habilitar um repositório backports. Para mais detalhes, consulte as notas de lançamento clicando aqui.


Ubuntu MATE 17.04


Ubuntu MATE 17.04 está disponível com todos os principais benefícios da nova base Ubuntu, mas chega com o novo ambiente gráfico MATE 1.18, uma atualização significativa para o desktop que traz uma nova versão do gerenciador de arquivos Caja, um novo tema GTK escuro (chamado MATE Dark) e alguns layouts adicionais para o painel.

A tela de bloqueio agora carrega um fundo selecionado pelos usuários, enquanto as notificações da área de trabalho do MATE suportam 'botões de ação', por exemplo, controles de mídia nas notificações de mudança de faixa.


Outros sabores

Novas versões do Lubuntu, Xubuntu e Ubuntu Kylin também estão disponíveis, que chegam trazendo correções de bugs e atualizações de sistema e dos principais aplicativos, em vez de novos recursos que possam ser percebidos pelos usuários, embora o Ubuntu Kylin inclua o desktop UKUI.

Já o Kubuntu 17.04 tem um changelog mais notável. O sabor é fornecido com o ambiente gráfico Plasma 5.9 por padrão que, entre as novidades, conta com um menu global, melhorias nas notificações e barras de deslocamento mais nítidas.


FONTE: OMG! Ubuntu!

Comentários