RPCS3: emulador de PlayStation 3 ganha grandes melhorias no suporte para Linux


RPCS3 é um emulador para PlayStation 3 de código aberto que, embora não consiga executar grandes jogos AAA, embora na maioria das vezes é capaz de chegar até a tela de abertura de alguns desses jogos, já pode executar alguns games com qualidade satisfatória, como Metal Slug 3, Retro City Rampage e Sonic CD, Ice Age 3, entre outros. Contudo, a grande novidade agora é que o software tem recebido um pouco mais de atenção no suporte para a plataforma Linux.

Construído em sua maioria com a linguagem de programação C++, o emulador está em desenvolvimento desde 2011 e, como mencionado anteriormente, já é capaz de executar alguns títulos do PS3 - alegadamente mais de 500 jogos comerciais, mas muitos dos exigentes títulos AAA ainda não funcionam. RPC3 tem suporte para as APIs gráficas Vulkan e OpenGL, juntamente com DirectX. Partilhado.



Recentemente, em uma postagem no Patreon um dos desenvolvedores do projeto, conhecido apenas como Nekotekina, revelou que o suporte do emulador para a plataforma Linux está recebendo melhorias de estabilidade, um back-end de áudio para ALSA foi implementado para um som de baixa latência e as compilações automáticas de novas versões do software para Linux podem estar prontas em breve.

Além disso, entre outras novidades, o desenvolvedor também afirmou ter melhorado o suporte para bibliotecas de link dinâmico do PS3 (PRX) e que implementou um novo modo de carregamento, chamado "Load liblv2.sprx".

"Este modo está muito mais próximo do comportamento original do PS3 e alguns jogos começaram a funcionar corretamente neste modo, por exemplo, Shovel Knight e FFX. Na verdade, muitos jogos poderiam ter melhorado", explica o desenvolvedor.

O desenvolvedor que continuará trabalhando para melhorar a funcionalidade PRX e o compilador LLVM, especialmente a interação entre eles. O código fonte do RPCS3 está disponível no GitHub, clicando aqui. Você também pode querer visitar o site oficial, através deste link.


FONTE: PhoronixPatreon/Nekotekina

COMENTÁRIOS