Agora é possível integrar sua conta do Google Drive ao KDE Plasma 5


A integração nativa com o Google Drive finalmente chegou ao ambiente gráfico KDE Plasma 5 graças aos componentes kaccounts-provider 17.04 e kio-gdrive 1.2, que estão presentes na recém-lançada suíte de softwares KDE Applications 17.04. A novidade, que permite que os usuários acessem suas contas do serviço de armazenamento de arquivos da gigante das buscas, foi anunciada recentemente por Elvis Angelaccio, desenvolvedor no projeto KDE.

"Demorou mais do que o esperado (para que muitas peças pudessem se encaixar), mas agora está pronto: o KDE Plasma vai conseguir se integrar com o Google Drive! Basta adicionar sua conta do Google uma vez, no módulo "Contas Online", nas Configurações do Sistema, e você poderá navegar pelos arquivos do Google Drive no Dolphin ou no applet Plasma Folder View", explica Elvis Angelaccio.

"[A novidade] Baseia-se no framework KAccounts, que contém os bits do projeto de desktop cruzado Accounts-SSO do KDE. Infelizmente, após os recentes anúncios da Canonical (que era o desenvolvedor principal), não está claro qual será o futuro da pilha. Mas agora funciona muito bem e, além do GDrive, no Plasma também é usado pelo Telepathy, Purpose (para o YouTube) e o recente plugin Nextcloud", concluiu.

Veja como ativar o suporte ao Google Drive no KDE Plasma 5

Caso você esteja usando uma distribuição Linux que já conta com o KDE Plasma 5.9 e KDE Applications 17.04, será relativamente fácil habilitar o suporte ao Google Driver. Primeiro, verifique se os pacotes kaccounts-provider 17.04 e kio-gdrive 1.2 estão instalados. Em seguida, abra o painel de Configurações do Sistema e acesse a opção Contas Online. Clique no botão "Google" e adicione sua Conta do Google.

Agora que a sua Conta do Google foi adicionada, você deve ver imediatamente uma notificação informando que agora você pode gerenciar os seus arquivos do Google Drive, algo que pode ser feito através do gerenciador de arquivos Dolphin ou por meio do applet Plasma Folder View. A notificação também conta com um botão que, ao ser clicado, leva o usuário para a URL gdrive:// no Dolphin.


Quando você não quiser mais acessar seus arquivos do serviço da Google, basta ir novamente na opção Contas Online, no painel de Configurações do Sistema, e desmarcar a opção "Drive", como você pode ver na imagem abaixo.



FONTE: Softpediaeang.it

Comentários