Cinnamon 3.4 conta com vários novos recursos e melhorias; disponível no próximo Linux Mint 18.2


Embora ainda não exita nem um anúncio oficial publicado no blog oficial de Clement Lefebvre, líder do projeto Linux Mint, isto é, até o momento da escrita deste artigo, o Cinnamon 3.4 já está disponível a partir do GitHub e, de acordo com as notas de lançamento da nova versão do ambiente gráfico, trata-se de uma grande atualização que conta com vários novos recursos, correções e melhorias.

Mais de 160 mudanças estão atualmente incluídas no Cinnamon 3.4, mas, como de costume, haverá alguns lançamentos de atualizações bugfix antes do ambiente gráfico estar pronto para chegar nos repositórios de softwares estáveis ​​de várias distribuições Linux, incluindo o Linux Mint que, com a chegada da sua próxima versão, o Linux Mint 18.2 "Sonya", contará com Cinnamon 3.4.

Entre as novidades da nova versão do ambiente gráfico, está a adição do utilitário cinnamon-stap-monitor, a capacidade de gerenciar vários dos serviços systemd que estão presentes no sistema operacional, melhor integração com os painéis verticais, um botão "Run now" é exibido ao selecionar uma linha, agora é possível gerenciar os aplicativos de inicialização de boot através do Cinnamon Settings      painel de configurações do sistema      e os applets que não oferecem suporte para painéis verticais não são mais exibidos.

Além disso, agora há suporte para o lightdm-settings no painel de configurações do sistema para configurar o novo gerenciador de LightDM, como já relatamos anteriormente. Outra novidade é que o suporte para o sistema operacional Manjaro, baseado no Arch Linux, foi adicionado no System Info, uma nova opção do Cinnamon Settings permite que os usuários controlem a aceleração e a sensibilidade de seus mouses e o ambiente gráfico agora é capaz de se adaptar a multiprocesso CSD (Client Side Decorations), método de decoração de janelas onde os aplicativos são responsáveis pela moldura da janela e não o gerenciador de janelas (como Kwin, Mutter, Compiz e etc).

Já as notificações importantes agora, finalmente, são exibidas enquanto há uma aplicação em tela cheia, a animação de inicialização do painel agora deve funcionar corretamente e novos cursores do mouse estão disponíveis no applet Menu.

Para mais detalhes sobre todas as novidades disponíveis no Cinnamon 3.4, não deixe de conferir as notas de lançamento oficiais na página do ambiente gráfico no GitHub, clicando aqui.


FONTE: Softpedia | Cinnamon/GitHub

COMENTÁRIOS