Debian 9 ''Stretch'' possui lançamento previsto para 17 de junho


O tão aguardado Debian 9 "Stretch" agora tem uma data de lançamento, já que um dos membros da equipe anunciou nesta sexta-feira (26) que a distribuição Linux está com lançamento previsto para 17 de junho. Esta é uma ótima notícia para os fãs do sistema operacional, que finalmente serão capazes de atualizar suas instalações Debian 8 Jessie para o Stretch, que será liberado no canal estável apenas um pouco mais de três semanas a partir da data da escrita este artigo.

Mas, até então, a equipe de lançamento precisa corrigir os bugs restantes, vários problemas e vazamentos de memória, implementar todas as correções de segurança mais recentes e resolver as regressões da série Debian 8 "Jessie". Os desenvolvedores também planejam tornar o processo de atualização do Jessie para Stretch tão fácil quanto possível.

"Nós planejamos lançar [o Debian 9] em 17-06-2017. Se você quiser celebrá-lo, por favor, considere participar de uma festa de lançamento do Debian, ou crie sua própria! Consulte https://wiki.debian.org/ReleasePartyStretch para mais informações", diz Niels Thykier, do projeto Debian.

O Debian 9 "Stretch" contará com algumas das mais recentes tecnologias da plataforma Linux e aplicativos open source. A distribuição Linux é alimentada pela série 4.9 do Linux Kermel, que possui suporte a longo prazo, e oferece aos usuários acesso a componentes como GCC 6.3.0, X.Org Server 1.19.2, Mesa 13.0.6 e systemd 232.


FONTE: Softpedia | Debian

Comentários