Desenvolvedor da Canonical está trabalhando para levar o suporte ao Snap para o Raspbian



O desenvolvedor na Canonical Simon Fels anunciou que está trabalhando para levar o suporte ao daemon do Snappy, chamado de Snapd, para o sistema operacional Raspbian, da Raspberry Pi Foundation, para permitir a instalação dos pacotes Snaps. Para aqueles que não estão familiarizados com os Snaps, trata-se de um formato universal da Canonical para a distribuição de aplicativos sandbox em várias distribuições Linux, embora a tecnologia Snappy tenha sido projetada pela Canonical especialmente para o Ubuntu.

Entre os sistemas operacionais suportados pela tecnologia Snappy, está o Debian, Fedora, Arch Linux, openSUSE, Gentoo Linux, Yocto, OpenEmbedded e OpenWRT. Como o Raspbian é baseada no Debian e possui seu foco nos single-board computer (SBC) Raspberry Pi, o suporte para os pacotes Snaps é mais que esperada e pode chegar em boa hora.

"Nos últimos dias, trabalhei começando com o snapd rodando no Raspbian, que é baseado no Debian 8 (jessie). Tenho pacotes iniciais disponível agora para o sistema operacional e quero convidar mais pessoas para ajudar a testar esses pacotes em seus sistemas raspbian", diz Simon Fels.

Como instalar o Snapd no Raspbian

Atualmente, apenas o Snapd está disponível no PPA para Raspbian, que você pode adicionar no sistema operacional executando os comandos abaixo. Contudo, é bom ressaltar que, como bem lembra Simon Fels, esta não é uma distribuição oficial do Snapd e erros são mais que esperados:
  • sudo -s
  • cat << EOF > /etc/apt/sources.list.d/snapd.list
  • deb https://mm.gravedo.de/raspbian/ jessie main
  • EOF
Após adicionar o PPA com os comandos acima, é hora de atualizar os repositórios e instalar o Snapd executando:
  • apt update
  • apt install -y snapd
Se tudo ocorrer bem, você terá uma implementação Snapd totalmente funcional no seu sistema operacional Raspbian, que pode ser usado como em qualquer outra distro, mas tente manter em mente que o daemon vem sem qualquer confinamento, pelo menos até o momento da escrita deste artigo.


FONTE: Softpedia | Snapcraft.io

Comentários