Mesa 17.1 já está disponível para o Ubuntu 16.04 LTS e 17.04


A versão mais recente da biblioteca de gráficos 3D Mesa já pode ser instalada no Ubuntu 16.04 LTS e Ubuntu 17.04. Estamos falando do Mesa 17.1 que, entre as novidades, ​​traz o suporte para o OpenGL 4.2 em gráficos integrados de processadores Intel Ivy Bridge, ajustes para shader, melhor suporte para a API Vulkan e várias melhorias de desempenho para os diversos tipos de GPUs.

Se você faz uso dos gráficos Integrados da Intel ou possui uma placa de vídeo da AMD, Mesa 17.1 é uma boa pedida, principalmente quando esta nova versão traz otimizações para jogos que foram portados pela Feral Interactive, como bem lembra Emil Velikov, gerente de lançamentos do Mesa.

"Para agradecer aos colaboradores que tiveram pelo menos 25 commits para o Mesa nos últimos cinco anos, a Feral Interactive está oferecendo Steam Keys especiais, garantindo acesso gratuito a todo o repertório [de jogos para] Linux", explica Emil Velikov. Um muito obrigado a Feral Interactive pelo seu gesto amável! Embora isso possa não ajudar na produtividade [o que significa diversão para todos], todos nós estamos ansiosos para experimentar seus jogos fantásticos!"

Instalar o Mesa 17.1 no Ubuntu 16.04 LTS e 17.04

Como citado anteriormente, Mesa 17.1 é uma atualização recomendada para os usuários AMD e Intel que buscam um melhor desempenho. Caso você possua uma placa de vídeo da NVIDIA e queira extrair o máximo da sua GPU, recomendamos o uso do driver proprietário fornecido pela fabricante.

Para instalar o Mesa 17.1 no seu Ubuntu 16.04 LTS ou 17.04, você precisa primeiro adicionar o PPA X-Updates às suas fontes de software, só para depois atualizar o sistema operacional. Que tal fazer isso de uma vez e sem muito "arrodeio"? Para isso, basta executar o comando abaixo no Terminal (use o atalho de teclado Ctrl+Alt+T). É só copiar, colar e pressionar Enter no teclado. Não se esqueça de informar sua senha (senha root) quando ela for solicitada no Terminal:

sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/updates && sudo apt update && sudo apt dist-upgrade -y

Mesa 17.0.6 está chegando oficialmente ao Ubuntu 17.04

Em uma nota relacionada, o Mesa 17.0.6 está chegando ao Ubuntu 17.04 como uma Atualização de Versão Estável, que você poderá obter através do Gerenciador de Atualizações. Se você é um usuário do Ubuntu 17.04 e não precisa da última versão mais recente do Mesa, pode valer a pena esperar por isso.


FONTE: OMG! Ubuntu!

Comentários