Receba alertas de novas mensagens do Gmail direto do centro de notificações do GNOME


Já pensou em poder receber alertas de novas mensagens da sua conta do Gmail diretamente no seu desktop GNOME, isto é, sem necessariamente estar com o navegador sempre aberto? Pois bem, com a extensão Gmail Message Tray agora você pode obter avisos de novos emails da sua caixa de entrada diretamente no centro de notificações do ambiente gráfico GNOME.

Para poder acessar a sua conta do Gmail e coletar informações da sua caixa de entrada, que no caso são as chegadas de novos emails, a extensão faz uso do Gnome Online Accounts, ou seja, você só precisa configurar sua Conta do Google no gerenciador de contas online do sistema. Quando você tiver mensagens não lidas, você verá um alerta na área de trabalho informando quantas mensagens estão aguardando por você, além de notificações individuais para cada mensagem.


Viu um alerta de alguma nova mensagem importante que você estava ansioso para receber? Basta clicar em cima da notificação para abrir o Gmail no seu navegador. Contudo, a desvantagem para a extensão é que ele não é (atualmente) muito inteligente e não funciona como notificações de envio de emails.

Além disso, embora você possa configurar a frequência em que a extensão verifica novos emails, ao procurar por novas mensagens, a ferramenta buscará e exibirá notificações para cada mensagem não lida, independentemente se você já tenha visto uma notificação para ela.

No lado positivo, quando você não tem novos emails, a extensão irá dizer a você exatamente isso, algo que pode parecer um recurso irritante, mas ele reassegura que a extensão está realmente funcionando. Esta ferramenta é, provavelmente, mais indicada para aqueles usuários que costumam receber muitos emails importantes e que tratam suas mensagens não lidas como sua lista de tarefas.

De acordo com os desenvolvedores, o Gmail Message Tray possui suporte para o GNOME 3.22 e versões mais recentes e pode requerer os pacotes gir1.2-goa e gir1.2-gconf. Você pode obter a extensão agora mesmo através deste link.


FONTE: OMG! Ubuntu!

COMENTÁRIOS