Ubuntu, Fedora e OpenSUSE estarão disponíveis em breve na Windows Store


Durante a conferência para desenvolvedores Build 2017, a Microsoft anunciou que as distribuições Linux Ubuntu, Fedora e OpenSUSE estarão disponíveis para a instalação a partir da Windows Store, onde serão executadas sobre o Windows Subsystem for Linux (WSL). Para quem está interessado na novidade, que a empresa pretende lançar ainda em outubro deste ano, outra boa notícia é que será possível rodar várias distros Linux ao mesmo tempo.

De acordo com a Microsoft, o "WSL sempre foi projetado para ser distro-agnóstico" e que esta é a primeira vez que empresa está exercendo este aspecto do sistema. A companhia também deixa claro que o feedback dos usuários interessados na novidade é muito importante.


"Como sempre, nós ficaremos extremamente gratos com a sua ajuda com os testes e, caso você encontre alguns problemas, por favor, arquive os erros em nosso repositório no GitHub. Estamos muito ansiosos para saber como você está se saindo ao iniciar a instalação através da loja e ao executar distros [Linux] diferentes e múltipla!", diz a Microsoft.


É importante lembrar que, enquanto você será capaz de "instalar" o Ubuntu, Fedora e OpenSUSE a partir da Windows Store, você não estará instalando uma distribuição Linux com ambiente gráfico, servidor de exibição e conjunto de aplicativos X11.

Mas o que você terá é um espaço de usuário e ambiente de desenvolvimento Ubuntu/Fedora/OpenSUSE completo no Windows, sem a sobrecarga de virtualização ou emulação, funcionando em paralelo com as ferramentas Windows.


FONTE: OMG! Ubuntu! | Microsoft
IMAGENS: OMG! Ubuntu! | Microsoft | The Hacker News

COMENTÁRIOS