Versão beta do SteamOS abandona o AMDGPU-PRO em favor do Mesa


A Valve anunciou hoje, 22 de maio, uma nova atualização para a versão beta do SteamOS Brewmaster, o update 2.115, que abandona de vez o driver de vídeo proprietário da AMD para a plataforma Linux, o AMDGPU-PRO, em favor da biblioteca de gráficos 3D Mesa 17.0.4. O motivo que levou a empresa a tomar esta decisão, provavelmente, é o amadurecimento do driver open source que lida com GPUs "vermelhinhas" no sistema do pinguim.

Além disso, o driver open source que lida com placas de vídeo da AMD no Linux está oferecendo cada vez mais um melhor suporte para a maioria dos jogos AAA e já é capaz de proporcionar um desempenho igual ou melhor do que o AMDGPU-PRO, que nos últimos meses não tem recebido grandes novidades.

"Já se passou um logo tempo desde a última atualização. Nós não ficamos parados. Esta atualização é enorme. Em primeiro lugar, redimensionamos nossas alterações do kernel em cima do mais recente Linux Kernel 4.11. Atualizamos todos os drivers gráficos. Esta atualização do SteamOS também substitui o driver proprietário AMDGPU-PRO com o driver open source do Mesa", diz o anuncio oficial.

"Note que o suporte para a Vulkan em hardware AMD requer que você opte pelo beta do cliente Steam. Esta é facilmente a maior atualização do SteamOS que já fizemos. Desculpe se demorou tanto tempo, mas esperamos que isso nos dê uma boa base por bastante tempo", concluíram os desenvolvedores.

Quando o assunto é a Vulkan, o driver de vídeo que lida com a API, o RADV, também não deixa a desejar e está cada vez mais ficando melhor, embora o seu desempenho ainda não se iguale ao oferecido pelo AMDGPU-PRO.

Com a saída do driver de vídeo proprietário da AMD, que não possui suporte para as recentes versões do kernel Linux, a nova versão beta do SteamOS agora conta com o Linux Kernel 4.11, o que garante melhor suporte para novos hardwares. Além disso, os desenvolvedores da Valve implementaram também no sistema operacional as atualizações do Debian 8.8.


FONTE: Phoronix | SteamCommunity

COMENTÁRIOS