AMD apresenta nova atualização de drivers de vídeo para o próximo Linux Kernel 4.13


Se você é daqueles que acreditam que a AMD abandonou de vez os gráficos no Linux, é bom repensar um pouco no assunto. Isso porque os desenvolvedores da empresa apresentaram na última quinta-feira (08) sua primeira rodada de atualizações que implementam novos recursos nos drivers de vídeos open source Radeon e AMDGPU. O novo update faz parde da contribuição da companhia para o "DRM-Next"      algo como "gerenciador de renderização direta de próxima geração"      do próximo Linux Kernel 4.13.

É importante ressaltar que, infelizmente, a nova atualização não faz parte do tão aguardado conjunto de recursos chamado DC (DAL), que por sua vez é necessário para o suporte de vídeo em GPUs Vega, bem como para áudio via HDMI/DP em GPUs mais recentes, FreeSync, recursos do HDMI 2.0 e muito mais. No entanto, o update traz vários recursos importantes.

O material presente nesta rodada inicial de atualizações inclui correções de bugs para GPUs Vega, suporte inicial para as próximas APUs Raven Ridge, suporte de áudio para hardware DCE6 (GPUs Southern Islands), melhorias para o recurso SR-IOV, correções de bugs, limpeza de código e muito mais.

Além disso, a atualização traz também parâmetros de módulo aprimorados para controlar facilmente o carregamento dos drivers de DRM (Direct Rendering Manager) Radeon ou AMDGPU em hardware GCN 1.0/1.1. Os parâmetros de módulo são si_support e cik_support que permitem escolher na inicialização do sistema operacional qual driver de vídeo deverá ser utilizado, Radeon ou AMDGPU, isto é, caso o suporte para GPUs SI/CIK esteja habilitado no AMDGPU.

Mais detalhes técnicos sobre a nova atualização da AMD para os gráfico no Linux podem ser encontrados no anúncio oficial, clicando aqui.


FONTE: Phoronix | Freedesktop.org

COMENTÁRIOS