Antiga versão do Skype para Linux terá suporte encerrado no início de julho


O suporte para a antiga versão de um dos mais famosos mensageiros para Linux será oficialmente encerrado a partir do dia 01 de julho deste ano. O Skype 4.3 é a versão mais recente do cliente nativo desenvolvido em Qt para Linux, que foi lançado em agosto de 2014. Contudo, é importante ressaltar desde o início que a versão beta do Skype 5.3 para o sistema do pinguim, que por sua vez possui um cliente baseado nas tecnologias da web, já está disponível para download e não será afetada.

"Todos os clientes do Skype para Linux, versão 4.3 e mais antiga, serão encerrados em 1º de julho de 2017. Para continuar conversando, instale a versão mais recente do Skype para Linux", diz o anúncio oficial.


Embora agora você já possa fazer chamadas de vídeo através dele, o "Skype for Linux 5.3" não possui recursos que os usuários de outros cliente VoIP já estão acostumados a usar e certamente sentirão falta, como o compartilhamento de tela, acesso à API e controle avançado de vídeo e áudio. Atualmente, a versão da aplicação para Linux oferecida pela Microsoft possui apenas uma integração superficial com o desktop.

Mas, de acordo com a Microsoft, em uma declaração no início deste ano, a melhor maneira de manter e suportar uma solução que seja multiplataforma é através de uma "versão nativa baseada na web do Skype para outras plataformas suportadas [que] se beneficiam das últimas tecnologias ORTC ou WebRTC".

Se você é daqueles usuários Linux que ainda fazem uso do Skype 4.3 e não gosta da ideia de ter que migrar para a nova versão do aplicativo, você pode experimentar outras alternativas, como o Wire, o também popular Telegram ou Viber.


FONTE: OMG! Ubuntu! | Microsoft Community

COMENTÁRIOS