Atualizador automático do LibreOffice já está disponível para ser testado no Linux


Futuras versões do LibreOffice, a partir da 6.0, poderão oferecer o suporte para atualizações automáticas. De acordo com Markus Mohrhard, membro da equipe de desenvolvedores da suite de escritório gratuita, a novidade faz uso de um método chamado "delta update", permitindo apenas o download do código que realmente sofreu alterações e não do programa completo. Ainda, segundo ele, o novo recurso já pode ser testada através das builds diárias de desenvolvimento do LibreOffice 6.0 de 64 bits.

"Finalmente estou pronto para anunciar que as builds diárias do LibreOffice para Linux agora integram nosso novo atualizador automático. O trabalho no atualizador automático está acontecendo há quase um ano e está finalmente em uma forma em que produzimos construções em hardware TDF que atualizarão automaticamente usando delta updates", diz Markus Mohrhard.

O novo recurso não funcionará em instalações locais do LibreOffice

Como você já deve saber, por motivos de segurança, as distribuições Linux só permitem acesso aos principais arquivos do sistema através do root, ou seja, o novo recurso no LibreOffice não funcionará se a suíte de escritório estiver instalada na sua distro, mas só nas builds que você baixar do site oficial do LibreOffice, extrair o arquivo (.tar.gz) na sua /home e executar a suíte de escritório através do binário (dando um duplo-clique).

É por isso que você, provavelmente, ainda terá que confiar nos repositórios da sua distribuição Linux favorita para atualizar os aplicativos que você usa diariamente.

Se você deseja testar o atualizador automático, vá em frente e baixe a mais recente build diária de desenvolvimento do LibreOffice 6.0, mas lembre que, por não ser uma versão estável, erros são mais que esperados.


FONTE: Softpediamoggi's blog

Comentários