Canonical anuncia o Livepatch para os usuários do Ubuntu 14.04 LTS


A dona do Ubuntu anunciou nesta terça-feira (06) que o "Canonical Kernel Livepatch Service", antes suportado apenas pelo Ubuntu 16.04 LTS, já está oficialmente disponível para os adeptos do Ubuntu 14.04 LTS (Trusty Tahr). Com isso, agora é possível atualizar o kernel do sistema operacional, com patches que corrigem vulnerabilidades críticas de segurança, por exemplo, sem a reinicialização da máquina.

Caso você esteja interessado no serviço, saiba que a Canonical permite aos usuários instalar o seu Kernel Livepatch em até três (3) computadores gratuitamente, mas apenas em máquinas com processadores Intel ou AMD de 64 bits. No entanto, aqueles que querem habilitar o recurso em mais de 3 máquinas terão que comprar o pacote de suporte Ubuntu Advantage.


"Temos o prazer de anunciar que estendemos o nosso Canonical Kernel Livepatch Service aos usuários que executam o Ubuntu 14.04 LTS! O Canonical Kernel Livepatch Service permite a correção de vulnerabilidades críticas de segurança no kernel sem a necessidade de reinicialização. É a melhor maneira de garantir que as máquinas estão seguras no nível do kernel, garantindo o tempo de atividade, especialmente para os hosts container, onde uma única máquina pode estar executando milhares de cargas de trabalho diferentes", diz o anúncio oficial.

Veja como habilitar o Canonical Kernel Livepatch Service no Ubuntu 14.04 LTS

A instalação do Canonical Kernel Livepatch Service no Ubuntu 14.04 LTS (Trusty Tahr) é possível porque o Snapd 2.20, anunciado em dezembro de 2016, trouxe suporte para esta versão do sistema operacional. Para instalar o serviço, primeiro, você terá que garantir de que está executando o Linux Kernel 4.4. Em seguida, abra o seu Terminal e execute o comando abaixo para instalar o daemon do Snapd, que permite a instalação de pacotes Snap, e reinicie o sistema. Clique aqui para obter sua chave gratuita do Livepatch.
  • sudo apt update && sudo apt install snapd
O seu chave deve se parecer com algo como: d3b07384d213edec49eaa6238ad5ff00. Então, certifique-se de mantela segura. Finalmente, para instalar e habilitar o serviço, execute os seguintes comandos no seu Terminal, mas substitua a chave no segundo comando pela sua própria.
  • sudo snap install canonical-livepatch
  • sudo canonical-livepatch enable d3b07384d113edec49eaa6238ad5ff00
É isso aí. Você pode verificar se realmente está executando o Canonical Kernel Livepatch Service em sua máquina com Ubuntu 14.04 LTS a qualquer momento com o comando abaixo. Se é exibido "true" em "fully-patched" significa que está tudo certo.


FONTE: Softpedia | Ubuntu Insights

COMENTÁRIOS