Canonical facilita ainda mais a instalação do Unity 7 no Ubuntu 17.10


Embora a Canonical tenha decidido oferecer o GNOME como o ambiente gráfico padrão na próxima versão do seu sistema operacional, nada impede que o Unity 7, que ainda deve receber atualizações com correções, seja instalado pelo usuário. Para deixar tudo ainda mais fácil, as últimas builds diárias de desenvolvimento do Ubuntu 17.10 agora contam com o pacote "unity-session", um fork do antigo "ubuntu-session", para permitir que você instale facilmente o Unity ao lado do GNOME.

"Migramos o ubuntu-session para o novo pacote unity-session. Isso significa que a sessão padrão é o GNOME Shell, mas as pessoas podem instalar o Unity 7 e seus pacotes relacionados via unity-session. A migração está funcionando bem até agora, mas ainda temos mais algum trabalho a ser feito para garantir que tudo funcione", explica Will Cooke, da Canonical.

A decisão da empresa já não é nem um surpresa. A companhia revelou anteriormente que, felizmente, não deve abandonar o Unity 7 tão sedo e que os usuários ainda poderiam instalar seu amado ambiente gráfico direto dos principais repositórios de software do sistema operacional, mas apenas que não haverá novos recursos sendo implementados. No entanto, os desenvolvedores do Ubuntu agora estão se preparando para substituir o gerenciador de login LightDM pelo GDM por padrão.

Entre outras novidades apresentadas por Will Cooke para o próximo Ubuntu 17.10, está o melhor suporte dos aplicativos Snap com o tema da área de trabalho e a capacidade de decodificação de vídeo acelerado por hardware.

"Nós conseguimos obter descodificação de vídeo acelerada por hardware trabalhando em uma prova de conceito usando GStreamer e um pipeline VA-API. O resultado é de apenas 3% de uso da CPU para reproduzir um vídeo h264 4K a 60 FPS [em um processador Intel] Haswell. 4K h265 HEVC também é reproduzível, mas requer um processador Skylake ou posterior.

Por enquanto, o Ubuntu 17.10 permanece baseado no Linux Kernel 4.10, que está sendo usado no atual lançamento estável, o Ubuntu 17.04 (Zesty Zapus), mas a equipe responsável pelo kernel do Ubuntu está testando a próxima versão do kernel Linux, a 4.12. Contudo, a versão final do sistema operacional deve contar com o Linux Kernel 4.13.

O Ubuntu 17.10 possui data marcada para lançamento oficial no dia 19 de outubro de 2017.


FONTE: Softpedia | Ubuntu Insights

COMENTÁRIOS