KDE Connect terá suporte para conexões via Bluetooth


O KDE Connect, ferramenta que permite integrar o seu dispositivo Android com o PC, está recebendo uma grande novidade que, provavelmente, deve agradar e muito os usuários do sistema operacional do robozinho que adoram conectar o seu aparelho na sua distribuição Linux favorita. Estamos falando do suporte para conexões por meio do Bluetooth, algo que atualmente só é possível via WiFi.

Ou seja, para que você possa integrar seu dispositivo Android com o seu PC através do KDE Connect, será necessário primeiro que ambos estejam conectados na mesma rede para que os vários recursos de "integração" funcionem. Embora esta seja uma abordagem que funciona muito bem, em cenários que há limitações na rede, o usuário poderá ficar na mão.

Pensando nisso, os desenvolvedores da ferramenta agora estão trabalhando em um backend para lidar com o bluetooth para o KDE Connect. Em um futuro não muito distante, você poderá usar muitos dos recursos da ferramenta sem precisar compartilhar uma conexão de rede.

Como uma implementação inicial do novo recurso foi adicionada na versão de desenvolvimento mais recente da ferramenta, você já pode testar a novidade. No entanto, você mesmo terá que compilar o KDE Connect (ou esperar até que um mantenedor de algum repositório faça isso por você), garantindo que o switch CMAKE BLUETOOTH_ENABLE esteja definido como ON.

"Nós combinamos as mudanças [...] para adicionar suporte para Bluetooth no ramo principal do Android e dos aplicativos de desktop. Ele [o novo recurso] ainda precisa receber correções e não é compilado por padrão, mas se você quiser tentar, você pode compilar seu próprio KDE Connect e habilitá-lo", explica Albert Vaca, desenvolvedor no projeto KDE Connect, em uma lista de discussão relacionada ao novo recurso.

Por ser uma implementação ainda inicial do recurso, há alguma limitações, o que significa que você não poderá enviar e receber arquivos do deu dispositivo ou navegar nos arquivos do Android por meio do seu PC. Além disso, você sofrerá com atrasos ao conectar vários dispositivos via bluetooth.

Já as notificações parecem funcionar como o esperado. Ainda não há uma previsão para o lançamento oficial do novo recurso e ainda não se sabe se o backend bluetooth funcionará bem com o KDE Connect Indicator, um complemento para o KDE Connect criado especialmente para os usuários do GNOME e de outros ambientes gráficos.


FONTE: OMG! Ubuntu! | KDE

Comentários