Lançado o Debian 9 ''Stretch'', confira o que há de novo


Após se passarem dois anos desde o lançamento da série "Jessie", o Projeto Debian finalmente anunciou uma nova versão do seu sistema operacional: Debian 9 "Stretch". Trata-se de uma grande atualização que inclui melhor suporte para componentes e arquiteturas de hardwares modernos, aplicativos atualizados, além de dezenas de outros novos recursos, estabilidade e melhorias de segurança e inúmeras correções de bugs.

Esta, que é uma das distribuições Linux mais aguardadas de 2017, conta com suporte para arquitetura de hardware MIPS (mips64el) de 64-bits, remove o suporte para a arquitetura PowerPC de 32-bits da Motorola/IBM, novo espelho (ou mirror, como preferir) deb.debian.org e a capacidade do servidor de exibição X.Org Server de ser executado como um usuário normal e não como root.

As principais melhorias foram implementadas para os gerenciadores de pacotes de linha de comando APT e aptitude, agora há uma nova solução para depuração de símbolos, chamado debian-debug e um novo esquema de nomeação padrão agora é usado para nomear interfaces de rede.

Os componentes atualizados disponíveis para o sistema operacional incluem o Linux Kernel 4.9 LTS, GCC 6.3 como compilador padrão, Glibc 2.24, GnuPG 2.1, MariaDB 10.1, PHP 7.0, Python 3.5, Samba 4.5, Vim 8, os ambientes gráficos GNOME 3.22, KDE Plasma 5.8, LXQt 0.11, MATE 1.16 e Xfce 4.12, cliente de email Evolution 3.22, bem como as suítes de escritório LibreOffice 5.2 e Calligra 2.9.

O Debian 9 é suportado oficialmente nas arquiteturas de hardware 32-bits (i386), 64-bits (amd64), ARM 64-bits (arm64), ARM EABI (armel), ARMv7 (EABI hard-float ABI, armhf), MIPS (mips (big-endian) e mipsel (little-endian)), 64-bits little-endian MIPS (mips64el), little-endian PowerPC (ppc64el) de 64-bits e IBM System z (s390x).

Se você possui o Debian 8 instalado na sua máquina, você já pode atualizar para a nova versão do sistema operacional. Contudo, caso você queira fazer uma nova instalação, é possível fazer download do Debian 9 "Stretch" através do site oficial do desenvolvedor, clicando aqui.


FONTE: Softpedia | Debian

COMENTÁRIOS