No futuro, aplicativos Snappy poderão ter o tamanho reduzido


A Canonical finalmente está buscando maneiras de reduzir o tamanho dos aplicativos Snap (Snappy), algo que atualmente já está acontecendo com as aplicações do GNOME que estão disponíveis através do canal de testes da loja Snap. Com isso, os desenvolvedores agora podem criar e distribuir pequenos pacotes no formato Snap de apps que fazem parte do ambiente gráfico GNOME.

Isso é possível porque, graças a novidade, os novos pacotes Snap dos aplicativos do GNOME agora podem "se conetar" com o ambiente gráfico, descartando a necessidade de trazer várias biblioteca e componentes que já estão presentes no sistema operacional, reduzindo o tamanho do download das aplicações e, claro, liberando uma quantidade considerável de espaço em disco.

"O Snap da plataforma GNOME 3.24 agora é publicado no canal edge da loja. Isso permite aos desenvolvedores criar pequenos Snaps do GNOME. Isso permitirá que as pessoas executem os últimos aplicativos GNOME no Xenial", diz Will Cooke, líder da equipe do Ubuntu Desktop.

Já não é novidade que o tamanho dos aplicativos Snap, bem como o espaço utilizado em disco após a instalação, não tem agradado muito aos usuários adeptos ao formato. Para você ter uma ideia, o Corebird, um cliente não oficial para o Twitter, está disponível via PPA com apenas 2 MB de dwonload. No formato Flatpak, o app possui aproximadamente 12MB. Já em Snap, o tamanho do Corebird chega aos 112 MB.

Antes que você fique muito empolgado, os aplicativos Snap do GNOME ainda estão em fase de testes e podem estar disponíveis em breve. Infelizmente, a Canonical não revelou mais detalhes sobre o assunto, porém, mais novidades podem estar à caminho. Então, fique ligado para mais novidades.


FONTE: OMG! Ubuntu! | Ubuntu Insights

COMENTÁRIOS