Nova atualização para o Ubuntu 17.10 substitui de vez o Unity 7 pelo GNOME


O ambiente gráfico Unity 7, padrão desde 2011, e todos os seus pacotes relacionados foram removidos das "sementes" usadas para criar o Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark), ainda em desenvolvimento. Essa decisão tomada pelos desenvolvedores já não é surpresa para mais ninguém, especialmente quando a Canonical já vinha anunciando há algum tempo que a próxima versão do seu sistema operacional irá trazer como padrão o GNOME, para a alegria dos fãs do ambiente gráfico.

A nova atualização está relacionada especificamente com o pacote ubuntu-meta, que agora deverá descartar o Unity 7 (e as partes associadas) da lista de coisas a serem instaladas no sistema operacional por padrão e adicionar o GNOME (e partes associadas) em seu lugar.

Outros pacotes e recursos retirados do ubuntu-meta (e, portanto, não serão mais instalados por padrão nas novas builds do sistema operacional) incluem o sistema de notificação Notify-OSD, barras de rolagem de sobreposição e o centro de controle do Unity — painel de configurações do sistema, que é um fork do centro de controle do GNOME.

GNOME no Ubuntu.

"Bye bye Unity, foi um passeio longo e divertido: do Unity0 com vala+mutter para Ubuntu Netbook Edition, para Unity1 e depois tornando-se Unity7 reescrito em C++ com compiz e adições Nux. Tivemos nossas diversões, alegrias, tristezas, loucuras... Sem esquecer dos problemas! [...] Obrigado a todos os envolvidos, todos aqueles que estão aqui, os que abandonaram também", diz o desenvolvedor Didier Roche.

Se você estiver executando o Ubuntu 17.10, instalado a partir das builds diárias de desenvolvimento, você poderá instalar esta atualização nos próximos dias. No entanto, neste caso, o Unity 7 não será removido, mas o ambiente gráfico GNOME será instalados ao lado dele. Isso basicamente significa que apenas as novas builds diárias de desenvolvimento é que não contarão mais com o Unity por padrão.

É importante ressaltar também que o Unity 7 ainda estará disponível para instalação no Ubuntu 17.10 a partir dos repositórios, ou seja, se bater aquela saudade, você saberá o que fazer. Além disso, o Unity continua sendo o ambiente gráfico padrão no Ubuntu 16.04 LTS, que é suportado pela Canonical até a próxima década.


FONTE: OMG! Ubuntu! | Launchpad

Comentários