System76 anuncia o Pop!_OS, o novo sistema operacional dos seus PCs e notebooks


A System76, desde então famosa por projetar, fabricar e vender PCs e notebooks com o Ubuntu, da Canonical, anunciou hoje, 29 de junho, que está trabalhando em um novo sistema operacional chamado "Pop! _OS", que em apenas uma questão de meses começará a aparecer embarcado em seus novos dispositivos. O novo SO é baseado no Ubuntu      isto é, atualmente, no Ubuntu 17.04      e faz uso do ambiente gráfico GNOME.

Se você está se perguntando o porquê e para quem é o público alvo do novo sistema operacional      a empresa não o chama de distribuição     , de acordo com a companhia, o Pop! _OS é "focada em criadores", tendo como objetivo tornar o desktop Linux "tão produtivo quanto possível para as áreas de engenharia, devops e ciência da computação onde o Linux se destaca".


"Pop!_OS é projetado para pessoas que usam seu computador para criar; não importando se é algo complexo, software e produtos de nível profissional, modelos 3D sofisticados, informática na academia ou fabricantes trabalhando em sua última invenção. A interface do usuário Pop fica fora do caminho [sem atrapalhar], enquanto oferece uma personalização extensa para aperfeiçoar seu fluxo de trabalho. Construído no Ubuntu, você tem acesso a vastos repositórios de software de código aberto e ferramentas de desenvolvimento", explica Carl Richell, CEO da System76.

A atual versão Alpha do sistema operacional inda não traz grandes diferenças sob o capô quando comparado com o Ubuntu. No visual, os destaques ficam por conta do tema GTK e do tema de ícones Pop, bem como wallpaper e fontes personalizadas.

No entanto, felizmente, os desenvolvedores pretendem ir muito além do visual com o novo sistema operacional: existem planos para trabalhar em notificações no desktop unificadas com dispositivos móveis, problemas de experiência básica e outros detalhes que só devem ser revelados ao publico com o lançamento de um novo roadmap.



Além disso, ao que parece, o Pop!_OS deverá oferecer sempre as últimas tecnologias estáveis da plataforma Linux, já que o sistema operacional não será baseado apenas nos últimos lançamentos do Ubuntu LTS, como acontece com o Linux Mint, por exemplo. "Nossos usuários provavelmente não precisarão esperar seis meses para obter o mais recente e melhor Pop!_OS", diz Carl Richell.

O Pop!_OS estará oficialmente disponíveis nos PCs e notebooks da System76 quando o Ubuntu 17.10 for lançado em outubro. Mas, até lá, você já pode fazer download do sistema operacional agora mesmo direto do site oficial da empresa, clicando aqui.


FONTE: OMG! Ubuntu! | Phoronix | System76

COMENTÁRIOS