UBports revela ter obtido grandes progressos em seu plano de manter vivo o Ubuntu Touch


Já se passaram quase dois meses desde que a Canonical anunciou que iria abandonar o desenvolvimento do seu sistema operacional móvel Ubuntu Touch e do ambiente gráfico Unity 8. Desde então, o UBports abraçou os projetos da companhia, o que inclui também o servidor de exibição Mir, e uma recente postagem do projeto comunitário revela que a equipe tem obtido grandes progressos, o que inclui também novos patrocinadores.

"Nós conquistamos novos recursos, ganhamos novos patrocinadores e vimos muito trabalho sendo realizado por muitas pessoas em nossa crescente comunidade. Vale lembrar que se passaram quase 2 meses desde que a Canonical surgiu com a notícia de que iria se afastar do Unity e do Ubuntu Touch e agora estamos vendo mais atividade no [desenvolvimento do] Ubuntu Touch do que nunca e isso é realmente encorajador", diz os desenvolvedores do UBports.

O UBports continua sendo o principal projeto comunitário focado em reviver o Ubuntu Touch e continuar com a sua evolução. Os desenvolvedores possuem muitos planos, inclusive o de obter o Unity 8 rodando com o Wayland, além de, claro, o apoio da comunidade.


Entre outras novidades apesentadas pela equipe que foram conquistadas recentemente, podemos citar que todos os dispositivos que foram vendidos com o Ubuntu Touch agora podem executar as builds criadas pelo UBports, o cliente de email Dekko está de volta ao desenvolvimento e estão sendo projetadas duas maneiras de instalação do sistema operacional móvel em novos dispositivos, que vão além do Magic Device Tool, como uma ferramenta do próprio projeto chamada UBports Installer.

Além disso, os desenvolvedores estão trabalhando em sua própria versão do serviço de localização AGPS Location Service, da Mozilla, para substituir o sistema de GPS da Canonical, a plataforma Halium continua evoluindo e, como sugerido anteriormente, o suporte para Wayland já está em seus estágios iniciais de desenvolvimento.

Claro, há muitas outras novidades que você pode conferir agora mesmo no blog oficial do projeto, através deste link. Se você está curioso e quer conferir de perto todo o trabalho feito pelos desenvolvedores do UBports, confira a página do projeto no GitHub, clicando aqui.


FONTE: PhoronixUBports

COMENTÁRIOS