O Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark) será lançado com o Linux Kernel 4.13


Em seu novo relatório, a equipe de desenvolvedores da Canonical responsável pelo kernel do Ubuntu revelou que a próxima versão do sistema operacional da empresa, o Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark), contará com o Linux Kernel 4.13, o que será ótimo para os donos de placas de vídeo da AMD ou para quem faz uso dos gráficos integrados da Intel, já que as novas versões do kernel Linux costumam trazer melhorias significativas para esses hardwares.

"Pretendemos segmentar um kernel 4.13 para o lançamento do Ubuntu 17.10. O Ubuntu 17.10 Kernel Freeze é numa quinta-feira, 5 de outubro de 2017", revela a equipe de desenvolvedores conhecida como "Ubuntu Kernel" em seu mais novo relatório. Contudo, até o momento da escrita deste artigo, as builds diárias de desenvolvimento da próxima versão do sistema operacional contam com o Linux Kernel 4.10, presente também no Ubuntu 17.04.

A Canonical até anunciou um novo repositório para que os testadores do Ubuntu 17.10 possam conferir de perto o sistema operacional com o Linux Kernel 4.11, mas já se sabe que os desenvolvedores estão testando os últimos RCs do Linux Kernel 4.12, juntamente com coisas como suporte para o ZFS e para o VirtualBox. No entanto, a intenção é lançar a versão final do Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark) com o Linux Kernel 4.13, cujo desenvolvimento ainda está para começar.

Primeiro Alpha do Ubuntu 17.10 deve chegar em 29 de junho

O desenvolvimento do Ubuntu 17.10 está em constante progresso e você poderá testar a primeira versão Alpha no final do mês, em 29 de junho, onde só os sabores oficiais do Ubuntu participarão do lançamento. Assim como a versão estável mais recente, o Ubuntu 17.04 (Zesty Zapus), o Ubuntu 17.10 será uma versão de curta duração, tendo suporte apenas por nove meses por parte da Canonical, ou seja, até julho de 2018.

Até então, se você está curioso e quer conferir de perto o que os desenvolvedores estão aprontando com o Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark), que trará o ambiente gráfico GNOME por padrão no lugar do Unity 7, você pode baixar as builds diárias de desenvolvimento do Ubuntu 17.10 através deste link.


FONTE: Softpedia | Ubuntu Insights

COMENTÁRIOS