Confira alguns benchmarks do próximo Mesa 17.2 com placas de vídeo AMD


Com o seu ciclo de desenvolvimento perto de ser concluído, não deve demorar muito para que a versão estável do Mesa 17.2 seja lançada para oferecer mais melhorias de desempenho, especialmente em jogos para os donos de placas de vídeo da AMD. A boa notícia agora é que alguns resultados animadores já podem ser conferidos de perto pelos usuários, principalmente quando é comparada a atual série da biblioteca de gráficos 3D, Mesa 17.1, com a futura versão 17.2.

Para que você tenha uma ideia do que a próxima versão do Mesa pode oferecer, o site Phoronix publicou alguns benchmarks comparando o atual Mesa 17.1.4 (estável) com o próximo Mesa 17.2 (compilado com o LLVM 5.0). Ambas as versões do Mesa estão fazendo uso do driver de vídeo open source AMDGPU e, durante os testes, foram utilizadas as placas Radeon R9 Fury e RX 580 no Ubuntu 17.04 de 64 bits. Confira alguns dos resultados abaixo:























No geral, os resultados apresentados pelo Phoronix do Mesa 17.2 são muito promissores. Entre os recursos implementados que certamente contribuíram com ganhos no desempenho de alguns jogos, como o BioShock Infinite e Civilization VI, quando comparada a atual série Mesa 17.1.x com a futura versão 17.2, é o "glthread", permitindo que jogos específicos possam obter suporte para multithreading com a API OpenGL.

"Somente os jogos que são limitados pelo desempenho da CPU podem se beneficiar do glthread", diz Marek Olšák, desenvolvedor AMD trabalhando na biblioteca de gáfios 3D Mesa e nos drivers de vídeo open source AMDGPU e Radeon.

E você, o que achou dos resultados? Mais testes de benchmark podem estar disponíveis muito em breve, então, fique ligado no LinuxBuzz!


FONTE: Phoronix

COMENTÁRIOS