Lançado o Fedora 26 com o ambiente gráfico GNOME 3.24 e Linux Kernel 4.11


Após ter sido adiada algumas vezes, finalmente, está disponível para download e instalação a versão final do Fedora 26. O desenvolvimento do sistema operacional começou no início do ano, em meados de janeiro, e só foi anunciada a primeira build Alpha em abril e o Beta em junho. A edição Workstation do Fedora, baseada no GNOME e focada no usuário de desktop, foi construída em cima do GNOME 3.24 Stack, entre outras recentes tecnologias.

"Primeiro, é claro, temos milhares de melhorias nos diversos softwares upstream que integramos, incluindo novas ferramentas de desenvolvimento como GCC 7, Golang 1.8 e Python 3.6. Adicionamos uma nova ferramenta de particionamento ao Anaconda (o instalador do Fedora) — o fluxo de trabalho existente é excelente para quem não é especialista, mas esta opção será muito bem vinda pelos entusiastas e administradores de sistemas que gostam de criar seu esquema de armazenamento a partir de blocos básicos de construção", diz o anúncio oficial.



O que há de novo no Fedora 26

Entre os novos recursos que merecem destaque do Fedora 26, como já sugerido anteriormente, está o ambiente gráfico GNOME 3.24.2 para a edição Fedora Workstation, o Linux Kernel 4.11.8, DNF 2.0 como gerenciador de pacotes padrão, GCC 7 como compilador padrão, systemd-coredump por padrão, cache rápido SSSD para usuários locais, pkgconf como implementação padrão do pkg-config do sistema e 48bit VA na arquitetura AArch64 (ARM64).

Ao que parece, a distribuição Linux é a primeira a descartar o driver xorg-x11-drv-synaptics e a introduzir um nova edição do Fedora Labs Spin chamada Python Classroom Lab, que é projetada para professores de Python e instrutores de oficinas. O Fedora 26 também vem com componentes atualizados, incluindo, mas não limitado ao Python 3.6, OpenSSL 1.1.0, Boost 1.63, Ruby 2.4, GHC 8.0 e Golang 1.8.

O Fedora 26 é o último a oferecer uma versão de desenvolvimento Alpha já que, com o Fedora 27, será disponibilizada para os testadores apenas uma build Beta durante todo o ciclo de desenvolvimento.

Clicando aqui, você terá acesso ao anúncio oficial, o que é ótimo para se obter mais detalhes sobre o Fedora 26. Quer conferir o Fedora 26 de perto? Você pode fazer download da edição Workstation através deste link.


FONTE: Softpedia | Fedora

Comentários