Mais jogos são implementados no recurso de multithreading para OpenGL do Mesa


Foi anunciado recentemente que os desenvolvedores do Mesa liberaram para testes públicos o suporte para multithreading OpenGL, também conhecido como glthread, na biblioteca de gráficos 3D. O recurso é capaz de beneficiar uma variedade de jogos na plataforma Linux, mas não torna todos os games universalmente melhores, já que depende em grande parte de uma "lista branca" (whitelist) para cada caso, onde há um aumento no desempenho, especialmente quando se está rodando um determinado título em placas de vídeo mais lentas.

Desta vez, graças a ajuda dos jogadores que testaram o novo recurso com os seus jogos, mais games estão sendo adicionados na lista de títulos suportados. Com isso, o glthread será habilitado por padrão para Overlord, Overlord II, Oil Rush, War Thunder e Saints Row 2.

De acordo com Marek Olšák, desenvolvedor no projeto Mesa, em uma máquina com a placa de vídeo Radeon R9 270, juntamente com o processador Intel Core i5-4570, Overlord e Overlord II tiveram ganhos de 20%, enquanto que Oil Rush teve um aumento de 12%, War Thunder de 4 à 9% no modo benchmark e Saints Row 2 de 10 à 35%.

Os outros jogos que também fazem parte desta lista são Alien Isolation, Civilization 6, BioShock Infinite, Borderlands 2, Civilization 5, The Witcher 2, American Truck Simulator, Euro Truck Simulator 2 e War Thunder rodando via Wine.

O novo recurso deve estar presente no próximo Mesa 17.2, que possui o lançamento marcado para o mês de agosto.


FONTE: Phoronix | Freedesktop.org

COMENTÁRIOS