System76 planeja atualizações automáticas de firmware e novo instalador para o Pop!_OS


Famosa por fabricar e vender PCs com o Ubuntu, o que inclui notebooks e desktops, a System76 anunciou recentemente que no final do ano seus dispositivos passarão a oferecer o Pop!_OS, o seu próprio sistema operacional, baseado no SO da Canonical, mas que por sua vez é "focado em criadores", tendo como objetivo ser "tão produtivo quanto possível para as áreas de engenharia, devops e ciência da computação onde o Linux se destaca".

Agora, a empresa resolveu revelar mais alguns detalhes de seus planos para tornar o seu sistema operacional o mais simples e intuitivo de se usar, como é o caso de um novo instalador que ofereça um processo de instalação ainda mais simples do que o apresentado pelo Ubiquity, do Ubuntu. Com isso, seriam oferecidas durante a instalação do sistema apenas as opções de configuração de idioma e layout do teclado, bem como a tela de particionamento do disco e de criptografia, caso o usuário assim desejar. Já a criação da conta do usuário, por exemplo, seria feita com a ferramenta GNOME Initial Setup      a tela inicial de configurações do ambiente gráfico GNOME.

Pop!_OS

"Estamos considerando escrever um novo instalador para o GNOME e qualquer DE que inclua a configuração do usuário separada da instalação do sistema operacional. Quanto mais avançamos pelas opções do Ubiquity, parecia ser mais complicado demais. Estamos na fase de planejamento, mas a ideia é que a instalação consista em 4 etapas", diz a System76.

"Inicialização para a sessão do live > solicitação e configuração de idioma e layout do teclado > clique no ícone Instalar Pop!_OS > novo instalador que configura somente as unidades e criptografia completa do disco. O GNOME Initial Setup gerencia a configuração do usuário na primeira inicialização."

Atualizações automáticas de firmware

Outra novidade é a atualização automática de firmware, que será implementada na ferramenta System76 Driver, alertando os usuários quando novas atualizações estiverem disponíveis. O recurso virá primeiro para aos donos de notebooks Galago Pro. Os usuários já devem esperar a atualização nas próximas semanas, então, certifique-se de que você possui o System76 Driver instalado.

"Atualizações automáticas de firmware estão chegando aos laptops System76. Com esse recurso, o System76 Driver alertará que há uma atualização disponível. A execução da atualização reiniciará o seu computador, instalará o firmware e o levará de volta ao login. É uma grande melhoria que estamos ansiosos para entregar", afirma a System76. "Os clientes do Galago Pro serão os primeiros. Temos uma atualização de firmware no pipeline que mantém as configurações de backlight do teclado através da suspensão e retomada e traz melhorias para a fan, deixando o laptop mais silencioso."

Enquanto isso, a System76 trabalhará arduamente na documentação oficial do Pop!_OS, que você confere clicando aqui.


FONTE: SoftpediaSystem76 Blog

Comentários