Ubuntu já está disponível para instalação através da Windows Store


Já faz algum tempo que a Microsoft anunciou que estava trazendo várias distribuições Linux populares para a Windows Store. Agora, o Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) está disponível para os usuários que possuem a build mais recente do Windows 10 Insider Preview      usuários regulares do sistema operacional a partir de outono. Com isso, basta dar alguns cliques para baixar e instalar o Ubuntu como um "aplicativo".

Entre outras distribuições Linux que devem fazer também sua estreia na loja, está o Fedora e OpenSUSE, já que a Microsoft afirmou que o Windows Subsystem for Linux (WSL) foi projetado para ser independente de qualquer distro, além de permitir que várias outras distros sejam executadas ao mesmo tempo.

Antes que você fique muito animado com a novidade, é importante ressaltar que esta é uma ferramenta para desenvolvedores. Ou seja, você não vai "instalar" uma distribuição Linux completa com ambiente gráfico e nem poderá executar aplicativos tradicionais do sistema do pinguim que dependem de um servidor de exibição, como o Wayland, por exemplo.

Em vez disso, o que está sendo oferecido é um ambiente de linha de comando com todas as vantagens que o Ubuntu tem para oferecer. Como tal, este "aplicativo" destina-se a desenvolvedores que desejam acesso ao núcleo do sistema e ferramentas presentes no Ubuntu, mas sem ter que recorrer ao dual-boot.

Você pode conferir o Ubuntu na Windows Store clicando aqui.


FONTE: OMG! Ubuntu!

COMENTÁRIOS