Ubuntu MATE 17.10 Alpha 2 chega com melhorias importantes no seu layout inspirado no Unity 7


Com a chegada da segunda versão Alpha dos sabores oficiais do Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark), veio também o Ubuntu MATE 17.10 Alpha 2, que chega trazendo várias novidades, inclusive para quem é fã do ambiente gráfico Unity, já que foram implementadas diversas melhorias no layout de estilo "Unity", conhecido também como "Mutiny" e acessível através do aplicativo MATE Tweaks.

Ao que parece, o Ubuntu MATE está se tornando a melhor opção para aqueles usuários que buscam algo bem parecido com o Unity 7, até mesmo para os usuários que tentam fazer com que o GNOME Shell se pareça com o Unity. Se você ainda tem dúvidas, saiba que o novo e melhorado layout Mutiny é mais do que uma aproximação superficial do ambiente gráfico, que é praticamente uma marca registrada do Ubuntu, suportando três principais recursos: menu global, HUD e os applets indicadores.

Ubuntu MATE com o seu layout inspirado no Unity 7.

O menu global do MATE é "totalmente funcional" com aplicativos GTK e Qt, LibreOffice, Firefox e Thunderbird, aplicativos Electron (baseados nas tecnologias da web, como o novo Skype para Linux, por exemplo), e assim por diante — assim como acontece no Unity.


E, para criar itens de menu que sejam mais fáceis, como mencionado anteriormente, o layout Mutiny também possui um HUD (Heads-Up Display). Com o atalho de teclado Super + Alt, você pode digitar com rapidez para examinar e procurar comandos de menu, opções e atalhos, executando a ação que você procurar pressionando a tecla Enter.


Por outro lado, entre os indicadores presentes da barra superior do sistema, estão: Optimus (para os usuários com hardware NVIDIA prime), Bluetooth, Network, Power, Messages, Sound e Session.


Outros layouts

Mutiny não é o único layout que recebeu melhorias. Cada um dos 6 layouts de painel disponíveis através da ferramenta MATE Tweak agora oferecem seus próprios fluxos de trabalho e configurações de desktop distintas e exclusivas. Se você quer uma área de trabalho que se assemelhe ao macOS, que é inspirada no Windows, ou faz o uso mais eficiente da propriedade da tela, o Ubuntu MATE 17.10 já oferece para você.

Quem também recebeu um pouco mais de atenção foi a ferramenta MATE Tweak, que agora possui a capacidade de salvar um layout de painel personalizado com nome e avisa quando você faz alterações que podem limpar os ajustes personalizados, mas não guardados.


Contudo, uma das coisa que você não vai encontrar no Ubuntu MATE 17.10 Alpha 2 é o novo aplicativo Software Boutique, anunciado no mês passado, mas deve estar pronto para o beta.

Download do Ubuntu MATE 17.10 Alpha 2

Você pode fazer download do Ubuntu MATE 17.10 Alpha 2 diretamente do site oficial do desenvolvedor, clicando aqui. Mas tente manter em mente que esta é uma versão instável, então, erros são mais que esperados. A recomendação é de que você utilize o sistema operacional apenas para fins de testes.


FONTE: OMG! Ubuntu! | Ubuntu MATE

Comentários