Você já pode ajudar a testar o suporte para multithreading do Mesa


O desenvolvedor AMD trabalhando nos drivers open source que lidam com placas de vídeo da empresa, Marek Olšák, anunciou no último domingo (09) que você e toda a comunidade já pode testar o suporte para multithreading com o OpenGL, presente na última versão de desenvolvimento da biblioteca de gráficos 3D Mesa, algo que deve beneficiar alguns jogos AAA.

Chamado de "glthread", o novo recurso não depende de um driver específico, ou seja, pode ser usado também em PCs que possuem placas de vídeo da NVIDIA ou que dependem dos gráficos integrados da Intel. Embora possa melhorar significativamente o desempenho de alguns jogos, a novidade pode também prejudicar outros títulos. Sendo assim, o glthread só é habilitado com alguns jogos específicos, presente em uma "whitelist"      lista branca.

"Sabemos que existem muitos outros jogos que recebem o enorme benefício do glthread, mas nem todos os jogos do mundo se beneficiam, e alguns jogos são prejudicados pelo recurso. Portanto, a ativação do glthread será algo baseado em uma whitelist no drirc, e gostaríamos de pedir à comunidade que ajude a crescer essa whitelist", explica Marek Olšák. "Todos os drivers do Mesa terão melhor desempenho, porque o glthread está completamente compartilhado e afeta todos os drivers do Mesa, sem exceção. Não importa se você estiver usando um driver gallium ou clássico."

Ainda, de acordo com o desenvolvedor, com um placa de vídeo mid-range e, claro, com o glthread habilitado, Alien Isolation é 60% mais rápido, enquanto que Borderlands 2 fica com 50%, BioShock Infinite 76% e Civilization 6 com cerca de 20%. Mas há muitos outros jogos, então, Marek Olšák espera que mais testes comunitários revelem as áreas onde este recurso deve ser ativado para um determinado executável via arquivo de configuração "drirc", que fica da seguinte forma para BioShock Infinite, por exemplo:

<application name="BioShock Infinite" executable="bioshock.i386">
          <option name="mesa_glthread" value="true"/>
</application>

"Somente os jogos que são limitados pelo desempenho da CPU podem se beneficiar do glthread", diz Marek Olšák. "Por favor, envie essas linhas de jogos que melhorem o desempenho com o glthread para maraeo no gmail.com que eu adicionarei no Mesa com seu nome no commit."

Aproveitando a ocasião, com a ajuda de um leitor, o site GamingOnLinux disponibilizou uma página com informações detalhadas de jogos testados com o glthread, como um banco de dados, para facilitar a vida de quem está interessado e quer ajudar os desenvolvedores do projeto Mesa, testando o novo recurso.

Para mais detalhes, não deixe de conferir o anúncio oficial de Marek Olšák clicando aqui.


FONTE: Phoronix | GamingOnLinux | Freedesktop.org

Comentários