Yunit: fork do ambiente gráfico Unity 8 agora conta com repositório para o Ubuntu 16.04 LTS


Já faz algum tempo que a Canonical anunciou que estava descontinuando o desenvolvimento do Unity 8, porém, como o ambiente gráfico é open source, isso não impediu que a comunidade desse continuidade ao projeto, mesmo que seja por meio de forks, como é o caso do "Yunit", que agora possui um repositório para os usuários do Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) interessados em conferir de perto como anda o seu desenvolvimento.

A equipe por trás do Yunit tem trabalhado muito neste novo repositório ao longo do mês passado, permitindo que os usuários agora o instalem no Ubuntu 16.04 LTS de 64 bits, independentemente de estarem usando o Ubuntu 16.04.1 ou o Ubuntu 16.04.2, e o ambiente gráfico funciona, até mesmo, no Ubuntu GNOME 16.04 LTS, Xubuntu 16.04 LTS ou Lubuntu 16.04 LTS.

"Temos o prazer de anunciar que o Yunit agora está disponível como um repositório de sobreposição para o ubuntu 16.04 LTS xenial (64bit). O seguinte foi testado e deve funcionar com uma instalação existente do ubuntu 16.04, ubuntu gnome 16.04, lubuntu 16.04 e xubuntu 16.04", diz o anúncio oficial.

Ambiente gráfico Yunit.

Contudo, os desenvolvedores ressaltam que o ambiente gráfico não deve funcionar bem no Kubuntu 16.04 LTS ou Ubuntu MATE 16.04 LTS devido às bibliotecas Qt atualizadas (versão 5.7.1), o que deve causar problemas durante a instalação do Yunit e fazer conque aplicações QT/KDE não funcionem.

"Também testaremos a possibilidade de atualizar as bibliotecas Qt para a versão 5.9, que também é uma versão LTS. Esta combinação (Yunit no ubuntu 16.04 LTS com Qt 5.9 LTS) seria a escolha perfeita para ser portada para telefones pela UBPorts", afirma os desenvolvedores. "Estamos ansiosos para ouvir seus comentários. Se algo não funcionar para você, por favor, deixe-nos saber de preferência através do nosso fórum."

Instalando o Yunit

Se você manja do assunto      e não tem medo de quebrar o sistema      e quer conferir de perto o Yunit, você pode instalar o ambiente gráfico executando os comandos abaixo no seu Terminal. No entanto, lembre-se: quando solicitado, durante a instalação, escolha o LightDM como o gerenciador de login padrão.

  • wget -qO - https://archive.yunit.io/yunit.gpg.key | sudo apt-key add
  • echo 'deb [arch=amd64] http://archive.yunit.io/ubuntu/ xenial main' | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/yunit.list
  • echo 'deb-src http://archive.yunit.io/ubuntu/ xenial main' | sudo tee --append /etc/apt/sources.list.d/yunit.list
  • sudo apt update && sudo apt upgrade && sudo apt install yunit-desktop
Após a instalação, você pode escolher a sessão Yunit a partir da tela de login. Por favor, note que o ambiente gráfico ainda está em desenvolvimento e é considerado software de qualidade alfa no momento, então é provável que você possa encontrar alguns problemas em um uso diário.

Quanto ao futuro, os desenvolvedores planejam adicionar suporte para versões mais recentes do Ubuntu, corrigir bugs crítico e, porque não, adicionar novos recursos. Para mais detalhes, não deixe de conferir o anúncio oficial, clicando aqui.


FONTE: Yunit

COMENTÁRIOS