Kernel modificado para o Ubuntu permite que você teste a implementação AMDGPU DC


Se você é um usuário do Ubuntu ou de algum de seus derivados e quer testar a implementação DC      "display code"      para o driver open source AMDGPU, mas não quer ter que compilar um novo kernel Linux com o recurso para ir à prova com a sua placa de vídeo da AMD, temos uma boa notícia para você: já é possível baixar e instalar um kernel pronto e com a novidade já habilitada para ser usada.

Concebido pelo Phoronix, o novo kernel modificado, de versão 4.12, já está empacotado no formato .deb e pode ser instalado com um duplo clique. Caso você não esteja muito ligado no assunto, a implementação AMDGPU DC é o que fornece áudio HDMI/DP para GPUs Radeon modernas, suporte para HDMI 2.0, bem como para as novas Radeon Vega, atomic mode-setting e o suporte para muitos outros recursos que estão presentes em modelos de placas de vídeo mais recentes da AMD.


Teste por sua conta e risco

Embora o kernel já esteja pronto para usar, com instalação bem simples, é importante ressaltar que ele só deve ser usado para fins de testes. Além disso, erros são mais que esperados, então, é importante que você manje do assunto e saiba o que fazer caso algo dê errado.

Caso você decida seguir em ferente e, claro, possua um modelo de placa de vídeo da AMD mais recente, caso contrário, não valerá muito a pena, já que o driver AMDGPU precisa de GPUs mais modernas para ser ativado, é recomendado também que você faça uso do Mesa 17.3-dev do PPA Padoka. Já o kernel modificado pode ser baixado clicando aqui.

Caso você não queira correr riscos e deseja algo mais estável, uma boa maneira de se obter a implementação DC é através do driver proprietário AMDGPU-PRO.


FONTE: Phoronix

Comentários