Lançada nova versão do GIMP com suporte experimental para multithreading


Foi lançada nesta quinta-feira (24) mais uma nova versão de desenvolvimento de um dos editores de imagens mais utilizados da atualidade, que chega trazendo mais melhorias e novos recursos. Estamos falando do GIMP 2.9.6, o primeiro lançamento oficial de seu tipo em mais de um ano, que oferece aos usuários suporte experimental para multithreaded no GEGL, uma maneira elegante de dizer que o aplicativo agora pode fazer um melhor uso de  processadores multicore.

Além disso, se assim desejar, o usuário também podem limitar o GIMP a um número definido de threads, e nem precisa lembrar que a novidade pode ajudar significativamente o desempenho geral do editor, já que ele "tentará usar quantos núcleos estiverem disponíveis no seu computador". O suporte para o OpenCL também permanece disponível.

"Sabemos que o GIMP pode explodir ao usar mais de um núcleo, mas nós o mantemos assim para que possamos obter o maior número possível de relatórios de erros para esta versão de desenvolvimento oficialmente instável. Isso porque realmente queremos lançar o GIMP 2.10 com processamento paralelo utilizável", explicam os desenvolvedores.

"Por outro lado, você sempre pode definir a quantidade de núcleos em 1, caso não queira enfrentar e relatar erros. Para isso, ajuste a quantidade de threads indo em Recursos do Sistema na tela de Preferências."


A nova versão de desenvolvimento do editor também conta com várias melhorias em ferramentas de imagem e melhor suporte para HiDPI. No entanto, o suporte aprimorado para HiDPI não estará disponível até a chegada do GIMP 3.0, que é quando o aplicativo será portado para GTK3 ou GTK4, mas, por enquanto, há pelo menos melhorias. O GIMP 2.9.6 também inclui vários aperfeiçoamentos "sob o capô" e outras melhorias de usabilidade. O melhor suporte ao arquivo Adobe PSD também está entre as mudanças.

Para mais detalhes técnicos sobre o GIMP 2.9.6, não deixe de conferir o anúncio oficial, clicando aqui. Infelizmente, ainda não foi definida uma data de lançamento para o GIMP 2.10, a nova série estável, porém, já se sabe que o GIMP 2.9.8, a próxima versão de desenvolvimento, deve ser lançada em um futuro não muito distante, trazendo mais novidades.


FONTE: Phoronix | GIMP

COMENTÁRIOS