Lançado o AMDGPU-PRO 17.30 com suporte para as novas AMD Radeon RX Vega


Com a chegada dos novos modelos de placas Radeon RX Vega, a AMD decidiu lançar também uma nova versão do seu driver de vídeo proprietário para a plataforma Linux, sendo o ideal para quem está de olho nos novos produtos da companhia. Trata-se do AMDGPU-PRO 17.30 que, além do suporte para as novas GPUs com arquitetura Vega, suporta oficialmente o recém-lançado Ubuntu 16.04.3 LTS (Xenial Xerus).

Além disso, como o Ubuntu 16.04.3 LTS traz o Linux Kernel 4.10 e o servidor de exibição X.Org 1.19, é bem provável que a nova versão do driver também possa rodar sem muitos problemas no Ubuntu 17.04 (Zesty Zapus), já que o sistema operacional também conta com a mesma versão do kernel da atual série LTS, embora não exista suporte oficial por parte da AMD para o Ubuntu 17.04.

Entre outras distribuições Linux suportadas pelo driver de vídeo AMDGPU-PRO 17.30, está o Red Hat Enterprise Linux (RHEL) 6.9 e 7.3, CentOS 6.9 e 7.3 e o SUSE Linux Enterprise Desktop/Server 12 SP2. Contudo, é importante ressaltar também que o Ubuntu 16.04.2 (e versões antigas) não é mais suportado pelo driver.

A nova versão do driver também traz correções para vários erros relatados pelos usuários desde a versão anterior, como problemas de exibição no Red Hat Enterprise Linux 7.3 que fazia com que o sistema operacional entrasse no modo de suspensão após a instalação do driver e um erro fatal ao tentar fechar ou sair do programa de modelagem e animação 3D Houdini 16.

Os problemas com o aplicativo de animação e modelagem 3D Maya 2016, os jogos Hitman e Rust, bem como os aplicativos de benchmark Unigine Heaven e SPECviewperf 10 também foram corrigidos no driver de vídeo AMDGPU-PRO 17.30.

Por outro lado, entre os problemas ainda presentes na nova versão do driver, estão alguns erros envolvendo os jogos F1 2015 e CounterStrike: Global Offensive em placas de vídeo Radeon RX Vega e a renderização do Blender.

Para mais detalhes sobre todas as novidades do AMDGPU-PRO 17.30, bem como links para download e uma lista completa dos modelos de placas suportadas, não deixe de conferir o anúncio oficial, clicando aqui.


FONTE: AMD | Phoronix

COMENTÁRIOS