Lançado o Budgie 10.4 com melhorias para a dock, novas animações, luz noturna e muito mais


Já está disponível para download e instalação o Budgie 10.4, que chega trazendo mais melhorias e novos recursos que devem aperfeiçoar ainda mais a experiência oferecida pelo ambiente gráfico, que é baseado no GNOME, porém, oferece todos os recursos comuns que você esperaria em uma área de trabalho moderna, incluindo um menu de aplicativos, barra de tarefas, centro de notificação e muito mais, podendo ser instalado ao lado do Unity, GNOME Shell e Cinnamon.

"O Budgie 10.4 é considerado um lançamento importante em nossa série 10.x, com melhorias significativas em applets, painéis e na personalização do Budgie. Esta versão também apresenta aperfeiçoamentos para Alt+Tab, animações e para o Budgie Menu!", diz os desenvolvedores.


Ainda no mês passado, nós falamos sobre algumas das principais novidades que deveriam está presentes no Budgie 10.4 e estamos felizes em poder dizer que todos esses novos recursos estão disponíveis nesta nova versão do ambiente gráfico, como é o caso do novo painel de configurações, que facilita muito a adição, remoção e gerenciamento de painéis, applets e ajustes dos temas, estilos e comportamento da área de trabalho.

Você pode abrir as configurações do Budgie a qualquer momento clicando no ícone mais à esquerda na parte inferior da barra lateral do Raven. Entre outros destaques, está o menu de aplicativos, que agora é mais rápido na filtragem de aplicativos e mais personalizável. Já o novo applet Night Light permite que você controle a temperatura da tela, algo que pode ajudar a reduzir a tensão ocular e promover padrões naturais de sono.

O novo applet Night Light.

Além disso, a nova versão do ambiente gráfico permite que você possa adicionar vários painéis, posicioná-los verticalmente e ativar a transparência dos mesmos quando você bem entender. Há também uma  nova opção chamada 'Dock Mode' que reduzirá a largura do painel para o tamanho do conteúdo — perfeito para criar uma dock para iniciar e gerenciar aplicativos.

Novas animações suaves acompanham ações comuns das janelas, como maximizar e minimizar — tudo isso parece funcionar perfeitamente com a nova configuração de "transparência dinâmica", como mostra o gif abaixo:


Mais detalhes sobre os principais destaque do Budgie 10.4 podem ser conferidos no anúncio oficial, clicando aqui.

Instalando o Budgie 10.4


Para instalar a última versão estável do Budgie no Ubuntu 16.04 LTS ou 17.04, você precisará adicionar um dos seguintes PPAs no sistema operacional. Ambos são mantidos pela equipe do sabor oficial "Ubuntu Budgie", para que você possa adicioná-los com confiança.

Se você usa o Ubuntu 16.04 LTS, você precisa primeiro executar este comando no seu Terminal:
sudo add-apt-repository ppa:budgie-remix/ppa
Mas se você usa o Ubuntu 17.04, execute o seguinte comando:
sudo add-apt-repository ppa:ubuntubudgie/backports
Após adicionar o PPA adequado para o seu sistema operacional, é hora de instalar (ou atualizar) o Budgie 10.4, executando:
sudo apt update && sudo apt install budgie-desktop -y
Se você quiser usar os recursos extras, como o applet de tempo, de captura de tela e o applet de indicadores (perfeito para aplicativos como Dropbox e Skype), você precisará instalá-los separadamente. Ou buscando por eles no Ubuntu Software ou executar este comando:
sudo apt install budgie-screenshot-applet budgie-haste-applet budgie-weather-applet budgie-indicator-applet
Finalmente, quando tudo estiver instalado, você precisa encerrar a sessão atual e entrar no Budgie. Na tela de login, clique no botão de seleção de sessão (é o pequeno logotipo do Ubuntu perto do seu nome de usuário) e escolha a sessão de desktop "Budgie" na lista.


Prossiga para efetuar o login. É isso; O ambiente gráfico Budgie será carregado e você poderá personalizá-lo ao seu gosto.


FONTE: OMG! Ubuntu!Budgie Desktop

COMENTÁRIOS