Lançado o Wine Staging 2.14 com suporte inicial para User Account Control


Com base no recém-lançado Wine 2.14, o Wine Staging 2.14 foi oficialmente anunciado na última quarta-feira (09) trazendo mais melhorias de desempenho para o gerenciador de heap, várias correções de bugs e novos recursos, como é o caso de uma implementação básica para o User Access Control (UAC), que o Windows usa para limitar ou conceder direitos de usuário ou de administrador.

"O Wine Staging 2.14 adiciona uma implementação básica para o User Account Control (UAC), que permite simular um ambiente onde os processos possuem direitos  limitados de usuários ou direitos de administrador. Até agora, o Wine sempre informou que todos os direitos são de administrador para todos os aplicativos, o que não é mais o caso nas versões modernas do Windows", explicam os desenvolvedores.

"O UAC estava primeiro disponível no Windows Vista e é usado para garantir que apenas os processos confiáveis possam acessar os componentes do sistema. No nosso caso, o aspecto de segurança é principalmente irrelevante e o principal objetivo é garantir a compatibilidade com determinados aplicativos, que se recusam a ser executados quando os privilégios não correspondem exatamente ao comportamento normal do Windows."

Além disso, como bem lembra os desenvolvedores, a emulação de direitos de administrador do Wine Staging para aplicativos do Windows não está relacionada a nenhum privilégio de usuário da sua distribuição Linux, nem antes e nem após a implementação do suporte inicial ao UAC. Ou seja, você não precisa e nem deve executar o Wine Staging (ou o próprio Wine) como root.

É importante ressaltar também que o novo recurso não deve tornar o Wine Staging mais seguro, mas, como bem lembra os desenvolvedores, ajudar a melhorar o suporte de aplicativos que dependem que certos direitos de segurança de administrador sejam configurados para que possam ser executados.

Você encontra mais detalhes sobre a implementação do suporte inicial para o User Account Control do Wine Staging 2.14 no anúncio oficial, através deste link.


FONTE: Phoronix | Wine Staging

COMENTÁRIOS