Nova dock já está disponível por padrão nas ''daily builds'' do Ubuntu 17.10


Tornando a sessão do ambiente gráfico GNOME mais parecida com a experiência do Unity 7, as "daily builds" do próximo Ubuntu 17.10 já estão trazendo por padrão a sua nova dock, que alinha de forma vertical os ícones dos aplicativos no lado esquerdo da tela, semelhante ao que acontecia com o Unity. A mudança serve também para diferenciar o desktop do Ubuntu dos de outras distribuições Linux que também contam com o GNOME e, claro, facilitar avida de quem já estava acostumado com o Unity 7 há anos.

A "Ubuntu Dock" é um fork de uma outra popular extensão para o GNOME, chamada "Dash to Dock". Contudo, esta nova dock traz mudanças preparadas especialmente para o Ubuntu. Além disso, embora o painel de configurações da Dash to Dock tenha sido removido, os desenvolvedores do Ubuntu afirma que "algumas configurações" estarão acessíveis a partir do painel de configurações do sistema (GNOME Control Center). Na imagem abaixo, você pode conferir como esta dock se parece atualmente:

Ubuntu 17.10 com a nova Ubuntu Dock.

Embora a intenção seja óbvia, que a de fazer com que o GNOME ofereça uma experiência mais parecida com a do Unity 7, os desenvolvedores continuam a afirma que não estão tentando "reproduzir" a experiência do Unity com seu fork da Dash to Dock, mas, segundo eles, querem apenas fornecer familiaridade suficiente para os usuários acostumados com o Unity.

Ao que tudo indica, esta é apenas uma implementação inicial e os desenvolvedores ainda pretendem fazer mais alterações para deixar a Ubuntu Dock ainda mais interessante, isto é, com a ajuda do feedback dos usuários.

Se você está interessado e quer testa as builds diárias de desenvolvimento do Ubuntu 17.10 para conferir de perto esta e outras novidades que ainda estão por vir, o download da imagem ISO do sistema operacional pode ser feito através deste link.


FONTE: OMG! Ubuntu! | Phoronix

Comentários