NVIDIA agora conta com repositório de drivers para o openSUSE Tumbleweed


Embora já fosse possível obter sempre as últimas versões do driver de vídeo proprietário da NVIDIA no openSUSE Tumbleweed sem correr o risco de quebrar o sistema operacional por conta das constantes atualizações do kernel Linux, por exemplo, graças a repositórios criados pela comunidade, contudo, a dona da linha GeForce e a SUSE se juntaram para tornar isso algo um pouco mais "oficial".

O desenvolvedor Stefan Dirsch, da SUSE e membro de longa data do projeto X.Org, finalmente anunciou a disponibilidade de pacotes RPM do driver de vídeo NVIDIA para os usuários do openSUSE Tumbleweed, assim como já acontece para a série Leap. O repositório está hospedado no domínio NVIDIA.com e, após ser adicionado ao sistema operacional, o Zypper pode buscar facilmente os pacotes mais recentes.

Para as builds do módulo de kernel do driver NVIDIA está sendo usado o Dynamic Kernel Module Support (DKMS), garantindo que uma nova build do módulo seja criada a cada nova atualização do kernel Linux no sistema operacional, bem como permitindo que os usuários mantenham a distribuição Linux sempre atualizada com as últimas tecnologias, como normalmente acontece.

Além disso, outro detalhe que merece destaque é que o openSUSE Tumbleweed já faz uso do recurso GLVND (OpenGL Vendor Neutral Dispatch Library), permitindo que vários drivers OpenGL para Linux coexistam sem muitos problemas no mesmo sistema operacional. Atualmente, a versão do driver NVIDIA disponível é a 384.59, que parece funcionar bem até mesmo com o Linux Kernel 4.13, ainda em desenvolvimento.

Obtendo o driver NVIDIA e problemas conhecidos

Então, se você é dono de uma placa de vídeo do lado "verde" da força e possui o openSUSE Tumbleweed instalado, agora você poderá obter um melhor desempenho com sua GPU NVIDIA, adicionando o novo repositório no seu sistema operacional e instalando o driver através dos comandos abaixo. Após a instalação, reinicie a máquina:

  • sudo zypper ar https://download.nvidia.com/opensuse/tumbleweed nvidia-tumbleweed
  • sudo zypper inr
  • sudo zypper install nvidia-computeG04 nvidia-gfxG04-kmp-default nvidia-glG04 x11-video-nvidiaG04

De acordo com Stefan Dirsch, entre os problemas conhecidos, está um bug com o gerenciador de login GDM      o gerenciador de login do GNOME     , fazendo com que o desenvolvedor recomente outro gerenciador: "Se o gdm não iniciar, tente usar outro DM. Xdm funcionou bem para mim. Algo está estranho com gdm, mas não consegui descobrir o que é."


FONTE: Phoronix | openSUSE
IMAGEM: Phoronix

COMENTÁRIOS