O Ubuntu 17.10 terá uma dock sempre visível e botões de controle de janela na direita


Já não é mais novidade para ninguém que o Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark) será a primeira versão do sistema operacional que passará a oferecer por padrão o ambiente gráfico GNOME ao invés do Unity 7. Contudo, isso não impede que os desenvolvedores deixem o GNOME o mais familiar possível com o que é o refecido atualmente com o Unity 7 que, após tantos anos, acabou se tornando marca registrada do Ubuntu.

Entre as "modificações" no GNOME que os desenvolvedores pretendem fazer para mornar o ambiente gráfico o mais familiar possível para os usuários já acostumados com o Unity, isto é, além de manter o tema Ambiance, que recentemente recebeu algumas melhorias para melhor se integrar com o GNOME, será implementada uma dock que estará sempre visível por padrão, através da extensão Dash to Dock GNOME Shell, porém, com uma Dash ligeiramente modificada para em vez da original.

Contudo, os desenvolvedores deixam claro que o visual do Ubuntu 17.10 não será semelhante ao oferecido com o Unity 7, como na imagem abaixo. Além disso, infelizmente, ainda não se sabe exatamente como a dock deve se comportar, mas apenas se sabe que ela deve seguir o mesmo visual oferecido pelo tela Ambiance, bem omo o mesmo conjunto de ícones e fonte padrão do sistema.

O Ubuntu 17.10 NÃO deve se parecer assim.

Entre outras mudanças interessantes que estão chegando com o lançamento do Ubuntu 17.10, estão os botões de controle das janelas dos aplicativos (minimizar, maximizar e fechar), que agora estarão no lado direito, o que pode confundir os usuários do Ubuntu de longa data, e haverá mais aplicativos do GNOME instalados por padrão.

Todas essas e outras mudanças estarão chegando nas builds diárias de desenvolvimento do Ubuntu 17.10 nas próximas semanas. A versão beta do sistema operacional estará disponível apenas no final deste mês, mais precisamente no dia 31 de agosto.

Depois disso, o Final Beta é esperado em 28 de setembro e o Ubuntu 17.10 chega oficialmente em 19 de outubro de 2017. Mas, até lá, manteremos você informado com mais novidades assim que forem anunciadas pela Canonical.


FONTE: Softpedia | DidRocks

Comentários