GNOME Foundation agora quer apoiar também o smartphone Librem 5


A GNOME Foundation, organização sem fins lucrativos por trás do popular ambiente gráfico GNOME, anunciou na última quarta-feira (20) que deseja apoiar o smartphone Librem 5, da Purism. O anúncio vem apenas uma semana após o KDE revelar seus planos de trabalhar com a Purism para implementar a sua interface Plasma Mobile no dispositivo baseado em Linux, focado em segurança e privacidade.

“Ter uma pilha de software gratuito/livre e de código aberto em um dispositivo móvel é um sonho que se torna realidade para tantas pessoas, e a Purism tem a equipe comprovada para fazer isso acontecer. Estamos muito satisfeitos em ver a Purism e o hardware do Librem 5 ser construídos para suportar o GNOME”, diz Neil McGovern, diretor executivo da GNOME Foundation.

Atualmente, sob uma campanha de financiamento, o Librem 5 precisa arrecadar cerca de um milhão de dólares em um mês (32 dias no momento da escrita deste artigo) para se tornar uma realidade, tornar-se o primeiro smartphone baseado em Linux, livre e aberto do mundo que conta com as aprimoradas proteções para usuários e criptografia de ponta a ponta.

Se a campanha se revelar bem sucedida, a GNOME Foundation promete adicionar vários aprimoramentos e melhorias de desempenho geral à interface do usuário GNOME Shell do ambiente gráfico GNOME para torná-lo compatível com o dispositivo, que também usará a interface de usuário Plasma Mobile.

Você pode obter mais informações sobre o Librem 5 através do site oficial da Purism, clicando aqui.


FONTE: GNOME

Comentários