Lançada a primeira versão beta dos sabores do Ubuntu 17.10 ''Artful Aardvark''


Já estão disponíveis para download e teste as primeiras versões beta dos sabores oficiais do Ubuntu 17.10 "Artful Aardvark", o que inclui o Kubuntu, Lubuntu, Ubuntu Budgie,
Ubuntu Kylin, Ubuntu MATE, Ubuntu Studio e Xubuntu. Contudo, é importante ressaltar desde o início que o Ubuntu (aquele com o GNOME que substitui o Unity como o ambiente gráfico padrão) só participará oficialmente dos lançamentos a partir do beta final do ciclo de desenvolvimento, que atualmente tem data marcada para chegar em meados de setembro.

"Os pré-lançamentos do [Ubuntu 17.10] Artful Aardvark não são recomendados para qualquer pessoa que necessite de um sistema estável. Eles são, no entanto, recomendados para os desenvolvedores de sabores do Ubuntu e aqueles que querem ajudar nos testes, relatórios e correção de erros enquanto trabalhamos para obter esta versão pronta", explicam os desenvolvedores. "O Beta 1 inclui uma série de atualizações de software que estão prontas para testes mais amplos. Este ainda é um conjunto inicial de imagens, então você deve esperar alguns erros."

Ubuntu MATE 17.10 Beta 1

Entre os sabores oficiais do Ubuntu que contam com alguns destaques, no mínimo, interessantes está o Ubuntu MATE 17.10 Beta 1. Supondo que você esteja totalmente informado sobre o enorme log de mudanças que apareceu na versão Alpha 2 , este beta chega para aprimorar as mudanças que o lançamento anterior estreou, como é o caso dos novos layouts do painel, o applet de menu global (opcional) e o recurso HUD que juntos trazem grandes melhorias. Além disso, o HUD agora está "integrado localmente" e pode ser acionado pela tecla Alt:


Mas, por que o HUD foi "integrado localmente" em vez de exibir globalmente, como no Unity? Segundo Martin Wimpress, do projeto MATE, "o objetivo do HUD é manter seus dedos no teclado [...] se você estiver olhando para uma aplicação, por que mover o HUD para o topo da tela, de onde seus olhos já estão focados? Manter o HUD dentro do contexto da aplicação ativa ajuda a eliminar a reativação de sua atenção para uma parte diferente da tela".

Por último, mas não menos importante, também há melhorias nos temas padrões e foram adicionados novos slides no instalador Ubiquity. Você pode fazer download agora mesmo do Ubuntu MATE 17.10 Beta 1 clicando aqui.

Ubuntu Budgie 17.10 Beta 1

A primeira versão beta do Ubuntu Budgie 17.10, o mais recente sabor do Ubuntu, oferece aos usuários o último lançamento estável do ambiente gráfico Budgie, a versão 10.4. Esta atualização está longe de ser pequena e traz diversas, incluindo suporte para painéis verticais, de dock e transparentes. Há também um novo aplicativo de configurações para ajudar você a personalizar a área de trabalho para se adequar ao seu gosto, além de muitas melhorias de interface.

Você pode baixar o Ubuntu Budgie 17.10 Beta 1 através deste link.

Xubuntu 17.10 Beta 1

Se você é fã do Xubuntu, esta nova versão beta é a sua primeira chance de ver o que a distro leve tem a oferecer em seu próximo lançamento. Há muitos pacotes atualizados, incluindo os componentes de desktop do núcleo do XFCE4, mas a maior parte deles consistem em pequenas correções de bugs, melhorias de estabilidade e ajustes sob o capô.

Para mais detalhes, não deixe de conferir as notas de lançamento. Você pode fazer download do Xubuntu 17.10 Beta 1 clicando aqui.


FONTE: OMG! Ubuntu!

COMENTÁRIOS