Lançado o Linux Kernel 4.13 com suporte inicial para chips Intel Cannon Lake e Coffee Lake


Foi oficialmente lançado o Linux Kernel 4.13, que conta com inúmeras melhorias e melhor suporte para novos hardwares através de drivers e componentes principais atualizados. Entre os principais destaques, está o suporte inicial para CPUs com arquitetura Cannon Lake e Coffee Lake, bem como para as futuras APUs AMD Raven Ridge e um melhor gerenciamento de energia.

No entanto, embora exista suporte para AMD Raven Ridge, é importante ressaltar que essas futuras APUs contarão com gráficos Vega e, infelizmente, esta nova versão do kernel Linux não oferece suporte de exibição para hardware Vega, já que o código DC/DAL ainda não foi implementado. Já, no lado da NVIDIA, o driver open source Nouveau continua recebendo um pouco mais de atenção por parde dos desenvolvedores e agora conta com suporte para HDMI 3D/stereoscopic.

Entre outras melhorias ​​incluídas no Linux Kernel 4.13, podemos mencionar que o sistema de arquivos EXT4, atualmente usado por padrão na maioria das distribuições Linux, agora suporta mais arquivos em um único diretório, de 10 milhões para 2 bilhões, bem como permite que mais atributos sejam armazenados por arquivo. Existe também melhor desempenho para HTTPS (HTTP Secure) e outros protocolos e suporte para o protocolo SMB 3.0 por padrão para montagens CIFS.

Além disso, também há suporte para o Razer Atrox Arcade Stick, teclado ASUS Zen AIO MD-5110, suporte aprimorado para Intel SST Atom e melhorias para o AppArmor. Mais detalhes sobre o Linux Kernel 4.13 você confere no anúncio oficial, através deste link.

O Linux Kernel 4.13 é agora o mais recente ramo do kernel estável, mas atualmente ainda é marcado como "mainline" no site kernel.org, já que demorará algumas semanas até que seja declarado estável e pronto para implantação, geralmente quando a primeira atualização de manutenção for concluída, o Linux Kernel 4.13.1.


FONTE: Softpedia | LKML

COMENTÁRIOS